Série Temas de TCC – #04 – Validando hipótese TCC

Compartilhar:

É validando a hipótese do TCC que podemos avaliar se a mesma serve ou não para utilizarmos como base durante o resto do trabalho. Imagina só fazer o trabalho inteiro e só depois descobrir que a hipótese utilizada não serviu de nada? Então não pule essa etapa!

Validando hipótese TCC

A validação da hipótese consiste em alguns pequenos passos que serão explicados por mim aqui para vocês, preste atenção e anote tudo para não perder nenhum detalhe!

As fontes das hipóteses podem ser: teoria, observação exploratória, criatividade e resultados de outras pesquisas. (FURTADO; DUARTE, 2017).

O que falar no TCC?

O primeiro passo é definir sobre o que você vai falar. Por exemplo, vamos supor que falaremos sobre leite causar inflamações no corpo. Teríamos: “De que forma o estudo dos aspectos lácteos ou proteicos influenciam na inflamação do corpo?”

Essa é a nossa hipótese, o que vamos precisar comprovar através de pesquisas. Sabendo isso, você já terá o primeiro passo completo.

Identificar a Relação Causal no seu TCC

O segundo passo é identificar qual a relação causal dentro da hipótese, ou seja, qual é a causa e o efeito. No nosso caso, a causa seria o leite e o efeito seria a inflamação. Definindo isso, deverá ser feito um teste de relação causal. Como assim? Pergunte-se: “consigo listar marcadores lácteos ou proteicos do leite?”. Se sim, continue e logo em seguida pergunte-se: ”consigo cruzar essa lista com os biomarcadores inflamatórios?”.

Caso a resposta para as duas perguntas seja positiva, será possível fazer a relação causal dentro da sua hipótese, completando assim mais um passo para a validação da mesma.

LEIA TAMBÉM:  Posso começar a Monografia sem o Projeto do TCC?

Tem literatura para o Tema?

Agora vamos para o teste de literatura, novamente, repita as perguntas do passo anterior: “consigo listar os marcadores lácteos ou proteicos do leite?”. Se sim, siga para a literatura: “quais autores falam sobre marcadores proteicos do leite?”.

A mesma coisa vale para a outra pergunta: “consigo cruzar essa lista com os biomarcadores inflamatórios?”. Se sim, vamos prosseguir para a literatura novamente: “quais autores falam de marcadores inflamatórios?”.

Nesse passo de literatura, surgem mais duas perguntas novas a se fazer: “consigo fazer uma revisão?” e “tenho que fazer um estudo aplicado?”. Essas duas perguntas servem para saber se é possível fazer a validação da hipótese somente se baseando na revisão de literatura ou se é necessário um estudo de aplicado que seria algo mais a fundo do assunto.

A segunda parte do passo de literatura é separar palavras-chave para as pesquisas, por exemplo, separamos algumas para te mostrar: leite é inflamatório, alimentos inflamatórios, leite faz mal, leite de vaca. Temos algumas palavras-chave que serão utilizadas na pesquisa dos autores da literatura. Simplificando e facilitando o seu trabalho.

Concluindo

Esses são os passos para validar a sua hipótese: saber sobre o que está falando, achar a relação causal e testar a literatura sobre o assunto. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube.

Referências

FURTADO, Maria Sueli Viana; DUARTE, Simone Viana. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ. Acesso em: 5 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange