TRIAGEM inicial do ORIENTADOR – Corrigindo ERROS BÁSICOS

Compartilhar:

No artigo de hoje, pegamos alguns trabalhos cedidos por alunos do Guia da Monografia para realizar uma triagem inicial que TODO orientador faz na hora de corrigir o seu trabalho. Portanto, corrigiremos erros básicos cometidos por alunos, como a estruturação de parágrafos e capítulos.

Para que serve a triagem inicial no TCC?

A função desta triagem é facilitar o trabalho do próprio orientador, temos que por em mente que muitos orientadores recebem dezenas de trabalhos para corrigir, e por isso, não tem tempo de ler detalhadamente um por um já nas primeiras correções.

O papel do orientador é, em primeiro lugar, orientar o estudante quanto aos trâmites burocráticos e atividades que requer o TCC; (LIBERATO, 2019).

Sendo assim, o que o orientador faz? Nada mais do que fazer uma triagem inicial de todos os erros básicos dos trabalhos, como erros de estruturação, citação, etc. Fazendo isso, o orientador não precisa ler detalhadamente todo o trabalho já no começo, facilitando a vida dele e já pegando os trabalhos posteriormente com menos erros básico, possibilitando uma leitura detalhada.

Começando as primeiras correções

A primeira coisa que o orientador vai olhar é a estrutura do parágrafo, na imagem abaixo podemos observar que temos um subcapítulo.

Estruturação errada do subcapítulo
Estruturação errada do subcapítulo

A pessoa que fez este subcapítulo acima, utilizou apenas um parágrafo. Quando falamos de capítulos e subcapítulos, é recomendado no mínimo, quatro parágrafos para uma melhor estruturação do capítulo.

Estruturação corrigida do subcapítulo
Estruturação corrigida do subcapítulo

Um capítulo ideal seria como na imagem acima, com quatro parágrafos, pois assim, a estruturação do mesmo seria baseada nos quatro pilares do TSAC:

  • Tópico Frasal
  • Sustentação
  • Argumentação
  • Conclusão
LEIA TAMBÉM:  4 dicas para evitar ser um aluno estrela

Lembrando que na imagem acima os parágrafos estão repetidos, pois utilizamos apenas com o fim de exemplificar a estruturação do parágrafo ideal.

Atente-se também aos tamanhos dos parágrafos, muitas pessoas pensam que quanto mais escrever, melhor. Porém isso não é o correto, seja sempre sucinto, busque passar apenas as informações necessárias, de forma clara e objetiva.

Repare que no primeiro parágrafo do capítulo, o aluno fala sobre a lei Maria da Penha, passando informações básicas sobre ela. Porém, em nenhum momento ele diz de onde foi tirado essas informações, ou seja, em nenhum momento existe uma sustentação do que foi dito.

Afirmações sem sustentação
Afirmações sem sustentação

Portanto, o ideal seria por uma citação que sustente as afirmações feitas sobre a lei Maria da Penha.

A seguir também temos um pequeno erro de citação, repare que o aluno está utilizando a citação de (SANTOS, 2018) em maiúscula DENTRO do texto, o que não é o correto.

Citação errônea
Citação errônea

Para usar a citação acima em seu texto, o correto seria colocar o nome do autor em minúscula e acrescentar uma frase no começo: “De acordo com Santos (2008)…”:

Citação corrigida
Citação corrigida

Repare que é acrescentado uma pequena frase no começo do texto e a citação passa do final para o começo, ficando em apenas com a primeira letra maiúscula e apenas o ano dentro dos parênteses.

Concluindo

Esta então, é a primeira triagem feita pela grande maioria dos orientadores, corrigindo erros como a estruturação dos parágrafos e capítulos e citações postas de forma errônea. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

LIBERATO, Francisco. Como Fazer Um Tcc Excelente:. 1. ed. [S. l.]: Clube de Autores, 26 nov. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=luX0DwAAQBAJ. Acesso em: 28 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário