TRAVADO NO TCC? Resolva em poucos passos!

Compartilhar:

O que fazer quando você está travado no TCC e precisa entregar com urgência? Isso é muito comum e praticamente todos os alunos passam por uma fase onde ficam travados no desenvolvimento do TCC. Hoje, mostrarei alguns passos simples para resolver este problema.

Como destravar no TCC?

Abaixo citarei alguns pontos importantes no desenvolvimento do TCC que algumas pessoas acabam se esquecendo e ficam travadas no processo. Erros comuns e básicos podem te atrapalhar muito mais do que imagina.

Problema de pesquisa mal delineado

O primeiro passo a se fazer é retornar ao problema de pesquisa e verificar se o seu problema de pesquisa está adequado. Verificou o seu problema de pesquisa e está tudo correto? A próxima coisa a se fazer é definir todos os outros elementos que derivam do problema de pesquisa.

Não sabe como conferir o problema de pesquisa? Acesse o link para ser redirecionado a um artigo específico sobre problema de pesquisa.

A formulação de um problema de pesquisa é algo mais que a elaboração de qualquer pergunta. Exige uma compreensão satisfatória do tema para uma interpretação crítica. (MERTENS et al., 2007).

Objetivos gerais e específicos, justificativa, tudo que vem do problema de pesquisa deve ser definido e verificado, pois qualquer erro em um desses elementos, pode significar um problemão no futuro.

Entenda todas essas verificações como uma reorganização do seu TCC. As vezes travamos por estarmos desorganizados, portanto, volte elemento por elemento verificando e reorganizando o seu TCC.

Definir os capítulos TCC que vai escrever

“Professor, meu TCC é um artigo de até 15 páginas”, provavelmente você não terá referencial teórico, ou seja, não perca tempo fazendo. Conhecer o que vai conter no seu TCC é essencial para um bom desenvolvimento, muitas vezes perde-se tempo fazendo coisas desnecessárias.

LEIA TAMBÉM:  TRAVADO na hora de escrever - Veja como RESOLVER!

Portanto, conheça o seu trabalho, entenda e defina tudo que vai conter, desde a introdução até a conclusão, saiba como o seu TCC vai se desenvolver. Sem isso, provavelmente você ficará travado em um mesmo local e perderá um tempo precioso.

Olhe o manual acadêmico da sua instituição, lá vai ter absolutamente tudo que você precisa saber na hora de escrever, não perca tempo!

O Monografis vai te ajudar a montar seu TCC de forma correta, caso queira conhecer, clique no link para saber como a nossa ferramenta funciona.

Não conseguir ver o resultado final

Um aluno que está ciente de tudo do seu TCC, consegue ver o resultado final através da análise bidimensional dos elementos. Caso não saiba o que é análise bidimensional, clique no link e será redirecionado para um artigo específico sobre o tema.

Metodologia

Saber qual o tipo de coleta de dados é o básico que muita gente não sabe! O tipo de coleta é literatura? Então seu TCC é bibliográfico ou exploratório. A coleta vai ser através de observações de campo? Então é um estudo de caso ou uma pesquisa de campo.

Entendendo a forma de coleta, a próxima etapa é entender como vai ser analisada essa coleta. Como você analisa um texto literário? Com ferramentas estatísticas? Não, a análise vai ser feita através do seu raciocínio, portanto, é qualitativa.

Agora se você está utilizando dados de gráficos e tabelas, não teria como analisar apenas com o raciocínio e será necessário utilizar ferramentas estatísticas. Portanto, nesse caso, é quantitativa.

Concluindo

Esses são uns passos para você destravar em seu TCC! Resolveu o problema de pesquisa? Parta para os capítulos, também resolveu os capítulos? Siga para a análise bidimensional e para a metodologia.

LEIA TAMBÉM:  Bloqueio criativo! Como resolver de forma fácil?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MERTENS, Roberto S. Kahlmeyer; FUMANGA, Mario; TOFFANO, Claudia Benevento; SIQUEIRA, Fabio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Linguagem E Método. 1. ed. Rio de Janeiro -RJ: FGV Editora, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=O-kzGOOzh70C&printsec=frontcover&hl=pt-BRhttps://books.google.com.br/books?id=O-kzGOOzh70C&printsec=frontcover&hl=pt-BR. Acesso em: 4 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário