RESULTADOS E DISCUSSÃO

Descomplicando – Transcrição de Entrevista para TCC

Compartilhar:

Hoje vou ensinar como fazer a transcrição de uma entrevista para o seu TCC sem a utilização de nenhum software complexo. Um tempo atrás fiz uma aula de como fazer isso utilizando um programa, porém muitas pessoas sentiram dificuldades.

Portanto, na aula de hoje vou lhes ensinar como fazer isso de forma mais simples.

Como transformar o arquivo de áudio em vídeo

Primeiramente, para realizar a transcrição, você precisará do arquivo MP3 (áudio) da sua entrevista. Ao conseguir esse arquivo, teremos que transforma-lo em um vídeo, para isso, abra o Microsoft PowerPoint no computador.

As apresentações produzidas no PowerPoint podem ressaltar os principais pontos de palestras, seminários, conferências ou demonstrações, exibindo dados na forma de textos, gráficos, tabelas, imagens e vídeos. (REDAÇÃO INFO, 2014)

Com o PowerPoint aberto, vá na aba inserir e escolha a opção áudio no canto superior direito.

Inserir áudio no PowerPoint
Inserir áudio no PowerPoint

Ao clicar, procure o arquivo do áudio e selecione-o. Quando selecionar, irá aparecer uma “caixinha” de áudio em sua tela.

"Caixinha" de configuração de áudio
“Caixinha” de configuração de áudio

Clique nessa “caixinha” e vá na aba reprodução no canto superior direito da sua tela. Na aba reprodução, selecione a opção iniciar e escolha automaticamente.

Opção iniciar automaticamente
Opção iniciar automaticamente

Após isso, vá na aba arquivo e siga esse caminho: exportar -> criar vídeo -> criar vídeo.

Caminho a seguir para exportar vídeo
Caminho a seguir para exportar vídeo

Após isso, espere alguns instantes para o PowerPoint transformar o seu áudio em vídeo. Ao acabar, aparecerá um arquivo de vídeo na mesma pasta que estava o arquivo de áudio.

Inicio da transcrição da entrevista do seu TCC

Depois de fazer o download do vídeo, abra o YouTube em seu navegador e entre na sua conta.

Assim, selecione a opção enviar vídeo no canto superior direito da sua tela.

Opção enviar vídeo no YouTube
Opção enviar vídeo no YouTube

Ao fazer isso, o YouTube irá pedir para você escolher o arquivo do vídeo desejado. Escolha o arquivo correto e envie.

Depois de enviado, irá aparecer uma tela e você deverá selecionar a opção configurações avançadas e mudar o idioma do vídeo para português.

Opção mudar idioma no YouTube
Opção mudar idioma no YouTube

Salve as alterações e espera durante alguns minutos para o YouTube processar o seu vídeo.

Após o fim do processamento, clique no link disponível na parte esquerda da sua tela, é o link onde o seu vídeo estará publicado.

Link disponível do YouTube
Link disponível do YouTube

Como fazer a transcrição do vídeo

Já na página do link, clique nos 3 pontinhos logo abaixo do seu vídeo e selecione a opção abrir transcrição.

Lembrando que essa opção só aparecerá após alguns minutos, portanto aguarde e atualize a página sempre que possível.

Opção de transcrição
Opção de transcrição

Clicando nessa opção, o YouTube abrirá uma nova aba ao lado do vídeo com toda a transcrição já feita.

Sendo assim, clique nos 3 pontinhos no canto superior direito e selecione a opção mostrar ou ocultar data e hora. Isso fará com que o YouTube retire o os segundos do vídeo ao lado das frases.

Opção remover as marcações de horas
Opção remover as marcações de horas

Depois disso, selecione todo o texto, copie e cole no seu Word.

Passando para o Word e corrigindo erros

Quando colar o texto no Word, ele ficará todo desconfigurado.

Texto desconfigurado
Texto desconfigurado

Para configura-lo, vá na aba inicial e, no canto superior direito, selecione a opção substituir. O Word irá abrir uma nova janela para você.

Opção substituir
Opção substituir

Nessa janela, clique na opção mais e clique em especial.

Opção especial
Opção especial

Sendo assim, escolha a primeira opção, marca de parágrafo.

Opção marca de parágrafo
Opção marca de parágrafo

Logo embaixo, no campo substituir por, digite um espaço e mande substituir tudo. Ao fazer isso, o Word substituíra todos os parágrafos por espaços.

Texto configurado
Texto configurado

Após isso, selecione todo o texto novamente e acione o comando ctrl+j em seu teclado para justificar todo o seu texto.

Sendo assim, com o texto justificado, você deverá ir lendo ele e corrigir aos poucos colocando a pontuação e os parágrafos.

Após corrigir todos os erros, seu texto estará pronto, agora, resta apenas salvar o arquivo de texto em seu computador e estará pronto.

Concluindo

Essa forma foi a melhor forma que eu encontrei para realizar a transcrição de entrevistas sem utilizar nenhum programa de software muito complexo. Seguindo as instruções acima, tenho certeza que conseguirá fazer a sua com tranquilidade.

Referência

REDAÇÃO INFO (Brasil). PowerPoint: Um guia para dominar o programa e criar apresentações de impacto. 1. ed. São Paulo – SP: Redação Info, 4 ago. 2014.

Compartilhar:

Deixe seu comentário