ABSTRACT TCC – Traduzindo em apenas 4 passos!

Compartilhar:

Como traduzir o seu abstract do TCC? Muitas pessoas tem essa dúvida pelo fato de não falarem outra língua estrangeira e, por isso, ficarem com medo de traduzir o abstract de forma errada. Portando hoje irei ensinar como traduzir o seu abstract em 4 passos simples.

Google Tradutor

O primeiro passo é pegar o seu resumo (em português) e cola-lo no Google Tradutor, o traduzindo para uma língua estrangeira principal (iremos utilizar o inglês como exemplo).

Ao finalizar o resumo, basta transcrevê-lo em outro idioma e você terá seu “abstract”, que nada mais é do que tudo que contém o resumo, inclusive, as palavras-chave transcritos em outro idioma, que normalmente é o inglês. (VARGAS, 2018).

Texto no Google Tradutor
Texto no Google Tradutor

E essa é a primeira etapa, agora com o texto traduzido, iremos para a segunda etapa que também é bem simples.

Linguee

Na segunda etapa, iremos utilizar o Linguee, uma ferramenta de tradução mais focada em palavras técnicas. Para isso, você irá no seu texto traduzido no Google Tradutor e escolherá algumas palavras mais técnicas.

Selecionando uma palavra mais técnica
Selecionando uma palavra mais técnica

No exemplo, pegamos a palavra Engenharia Civil. Agora, você irá colocar essa palavra no Linguee e pedir para traduzir.

Sugestão de tradução do Linguee
Sugestão de tradução do Linguee

Ao colocar a palavra no Linguee, ele dará uma tradução mais técnica e recomendada para trabalhos acadêmicos. Portanto, pegue a palavra sugerida pelo Linguee e confira com a parte traduzida do Google Tradutor, caso esteja igual, passe para a próxima, caso não, substitua.

E faça esse trabalho mais manual com todas as palavras que achar de cunho mais técnico.

Grammarly

O Grammarly é uma ferramenta gramatical, ou seja, ela servirá apenas para corrigir erros gramaticais do seu texto, tanto em inglês, quanto em português.

O Grammarly possuí uma extensão para o Google Chrome, que você pode instalar no seu computador e utiliza-lo no dia a dia.

Para começarmos, clique no botão escrito new para criar um novo arquivo. Ao clicar, abrirá uma tela com um espaço para você colar o seu texto, faça isso e avance ao próximo passo.

Assim que você colar o texto, ele automaticamente sublinhará tudo que há de errado no seu texto gramaticalmente e sugerirá alterações ao lado.

Sugestões gramaticais do Grammarly
Sugestões gramaticais do Grammarly

Clique na correção que o Grammarly sugerir e substitua todas as palavras que estiverem sublinhadas para corrigir o seu texto gramaticalmente.

Paperrater

O Paperrater é mais uma ferramenta gramatical, que irá te auxiliar em erros no seu texto, para começar clique no botão escrito “use now free”.

Botão para começar no Paparrater
Botão para começar no Paparrater

Em seguida, cole o seu texto no espaço destinado.

Espaço destinado ao texto
Espaço destinado ao texto

Logo abaixo, você terá alguns campos para preencher, no primeiro, selecione a opção “Graduate School / Masters”.

Na segunda opção selecione “Thesis/Dissertation”. Para informar que é uma tese/dissertação.

Confirme o checkbox e clique no botão escrito “get report” para obter o resultado.

O programa irá processar o seu texto e ao terminar, ele irá trazer o seu texto com algumas palavras sublinhadas, semelhante ao Grammarly, clique nas palavras e substitua pela sugestão.

Concluindo

Viu como mesmo não sabendo nenhuma língua estrangeira, ainda tem como traduzir o resumo do seu TCC para o abstract de forma bem simples utilizando essas 4 ferramentas mostradas no artigo?

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

VARGAS, Luciana. TCC sem Mistério:: Manual Prático da Monografia. 1. ed. Florianópolis – SC: Simplissimo Livros Ltda, 24 mar. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cXtgDwAAQBAJ. Acesso em: 27 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange