Entender sobre os Tipos de Variáveis TCC não é tão ruim como você pensa

Compartilhar:

Hoje irei mostrar para vocês quais são os tipos de variáveis que podem ser utilizados nos resultados do TCC. Esse assunto é bastante importante para a parte estatística do trabalho, pois envolve variáveis.

O que é uma variável qualitativa?

Uma variável qualitativa é uma variável que seja nome ou rótulos de atributos. Como assim? Vamos ver um exemplo através de um questionário, quando formos fazer a tabulação, tudo vai ficar mais fácil de entender.

Variável qualitativa
Variável qualitativa

Em um questionário que pergunta sobre o gênero da pessoa, a única resposta possível é masculino ou feminino, portanto, é classificado como variável qualitativa, pois se trata de um rótulo.

Endereço também pode ser considerada uma variável qualitativa, pois se trata de um rótulo e não de um tipo de contagem ou algo parecido.

Perguntas de sim ou não também são consideradas qualitativas, pois não apresentam nenhum tipo de contagem.

Gráficos de pizza e colunas, apesar de envolverem números, são melhores para representar variáveis qualitativas , pois não apresentam uma contagem em si e sim rótulos e atributos de dados.

Gráfico colunas
Gráfico colunas (Imagem retirada da internet – 2020)
Gráfico pizza
Gráfico pizza (Imagem retirada da internet – 2020)

Portanto, variável qualitativa é basicamente isso, tudo que envolva nomes, rótulos de atributos, perguntas que podem ter vários tipos de respostas diferentes, etc.

O que é uma variável quantitativa?

Uma variável quantitativa é uma variável que envolva, em seu geral, contagens e medidas. Vamos a alguns exemplos para ficar mais fácil de entender.

Variável qualitativa
Variável qualitativa

Uma variável é chamada de quantitativa quando a escala de mensuração tem valores numéricos. (AGRESTI; FINLAY, 2012)

Em um questionário que pergunta a altura da pessoa, a resposta vai ser uma variável quantitativa, pois se trata de uma medida.

LEIA TAMBÉM:  Veja as 3 etapas essenciais para realizar a análise de uma entrevista no TCC!

Geralmente as perguntas com variáveis quantitativas começam com: “Com qual frequência que…”, “Qual o nível de…”, “Quantos…”, “Quantidade de…”, etc. Repare que todas são perguntas remetem a algum tipo de contagem ou de medida.

Outro exemplo é a faixa etária de idade da pessoa, também se enquadra em variável quantitativa, pois também se trata de uma contagem.

Concluindo

Portanto, essa é a diferença entre variáveis qualitativas e quantitativas. Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos Estatísticos para as Ciências Sociais. 1. ed. [S. l.]: Penso Editora, 2012.

Compartilhar:

Deixe seu comentário