Tipos de Argumentação TCC – Enumerativo

Compartilhar:

A partir do momento que você começa a desenvolver o seu TCC, será necessário que seja usado a argumentação para embasar e justificar a ideia-núcleo apresentada em sua tese, ou nos parágrafos que seguem a construção da mesma.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Ao argumentar você vai perceber que existem várias maneiras de apresentar ideias que podem justificar suas ideias. Um dos métodos menos usados, porém de grande poder persuasivo, é o método enumerativo. De uma maneira simples, ele é capaz de argumentar e sustentar argumentos em poucas linhas no paragrafo.

A estrutura de um bom paragrafo para expor a sua ideia-núcleo

Mas antes de começar a enumerar os motivos que fazem com que o seu argumento seja válido, é preciso que se elabore primeiro um bom paragrafo.

Na construção do parágrafo, é preciso que seja feita seguindo alguns conceitos que ajudaram a expor e trabalhar a sua ideia-núcleo, na sua tese.  Por isso, começamos com o tópico frasal. Nele, você trabalhar com até dois períodos, com o intuito de apresentar a sua ideia-núcleo. Em alguns casos, um período será o limite para a apresentação.

Em seguida você ira desenvolver a sustentação e a argumentação. Nessa seção, você irá apresentar os dados utilizados para embasar a sua ideia-núcleo, assim como os argumentos usados para justificá-la.

Por fim, você chegará à conclusão. Aonde será expressa uma solução ou critica, com o intuito finalizar a sua ideia-núcleo.

Tipos de Argumentação TCC – Enumerativo

Assim, sabendo a estrutura e como desenvolver um bom parágrafo para a sua ideia-núcleo, você pode começar a desenvolver as ideias que serão expostas na seção de argumentação.

O conceito de argumentação enumerativa auxilia no desenvolvimento de uma ideia, e em como ela pode convencer de sua veracidade, ao utilizar de várias informações para formar um argumento.

Assim, ao apresentar uma ideia-núcleo que você deseja discutir, você pode apresentar entre 2 a 3 informações, que terão efeitos positivos ou negativos, para embasar o seu argumento e convencer o seu leitor já na primeira leitura, tornando sua a tese incontestável.

Um fator que não deve ser esquecido é de sempre fornecer informações verídicas para os seus argumentos. Isso não só irá manter a sua credibilidade como estudante ou pesquisador, como também pode até mesmo evitar problemas como informações falas, argumentos tendenciosos e até mesmo plágio.

Trabalhando para desenvolver um TCC SEM PLÁGIO.

Mas de nada adianta fazer um TCC de mais de cem páginas, seja no word ou no monografis, se o conteúdo contido nela pode ser considerado plágio. E quando isso acontece é muito provável que sua tese será recusada e sua credibilidade começara a ser questionada.

Por isso, sempre que for fazer citações ou parafrasear algum outro estudo para sustentar seus argumentos, é necessário que você siga as orientações na NBR 6023. Ela é a norma que dita como deve ser feito o processo para citações e como adiciona-los à sua referência bibliográfica.

Ao seguir essas orientações da NBR 6023, você vai evitar vários problemas e terá um TCC sem plagio.

Aprendeu Como Argumentar com Enumeração?

BAIXE O  INFOGRÁFICO: 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: