Tipos de Argumentação TCC – Dados Estatísticos

Compartilhar:

Conforme se trabalha e desenvolve a tese do seu trabalho de conclusão de curso, é necessário que se consiga trabalhar a construção do seu parágrafo de forma que haja um sólido embasamento em sua construção. E durante a escrita do TCC é necessário com que a argumentação do seu paragrafo esteja muito bem embasada. Neste artigo veremos os Tipos de Argumentação TCC – Dados Estatísticos.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Nesse ponto, o argumento vem logo após a apresentação de ideia, trabalhando o conceito de defesa quanto à um tópico. Por isso, é necessário que os dados fornecidos sejam verdadeiros e tenham suas referências, para futuras averiguações, para que ele se mostre como uma justificativa para a ideia.

Escrita do TCC – Construção do Paragrafo

Além ter uma ideia a ser exposta em seu projeto, aonde se mostra necessário também a defesa da mesma, ter a construção do paragrafo em que ela será desenvolvida seguindo alguns conceitos para que a ideia seja apresentada e compreendida.

Começamos com o tópico frasal, aonde será apresentada a ideia-núcleo, chegando a possuir dois períodos.

Na etapa do desenvolvimento encontramos a sustentação e a argumentação. A sustentação apoiara a ideia-núcleo apresentada no início com exemplos ou até mesmo comparações. Entretanto a argumentação trabalha com dados, que atuaram como evidências a fim de embasar as comparações para a sustentação da ideia núcleo.

Por fim temos a conclusão, que fechará o conceito trabalhado na ideia-núcleo. Com o seu fechamento pode-se acrescentar algum outro conceito à ela, como críticas ou soluções para a perspectiva adotada pela ideia-núcleo desse paragrafo.

Seguindo esses passos para a construção dos parágrafos pode te ajudar em Como revisar o seu TCC, por facilitar também a compreensão do que esta sendo apresentado, e defendido, naquele paragrafo.

Tipos de Argumentação TCC – Dados Estatísticos

Dentre os 9 tipos de argumentação para monografias e projetos relacionados ao TCC, pode-se usar os dados estatísticos. Eles são dados criados com base em pesquisas, sejam elas próprias ou realizadas por alguma organização que seja capaz de fazê-la.

Os dados que serão mostrados na argumentação precisam ser verídicos, pois eles são as evidências usadas para sustentar a ideia-núcleo do paragrafo ou texto, sendo assim é necessário que a veracidade seja averiguada antes de ser adicionada à sua tese. Essa averiguação também auxilia no controle da propagação de informações falsas.

Uma das maiores vantagens do uso de dados estatísticos em seu texto se dá pela capacidade de fazer com que o leitor, que no caso também pode ser o seu avaliador, tenha uma noção lógica dos números usados para sustentar a ideia-núcleo, auxiliando na compreensão da mesma.

De certa forma, é um dos estilos de argumentação mais atraentes para aqueles que vão avaliar o seu TCC.

Parafraseando para ter um TCC sem plagio

E para você que precisa utilizar pesquisas realizadas por outros projetos ou organizações, não esqueça de adiciona-las à suas fontes bibliográficas.

Além disso parafrasear, ou fazer citações, dessas pesquisas podem te ajudar contra o plágio. Ao fazer isso você conseguira apresentar a sua tese, sem nenhum problema contra a sua veracidade e autenticidade, fazendo com que a sua tese seja uma das melhores para os seus avaliadores.

Aprendeu Como Argumentar com Dados Estatísticos?

BAIXE O  INFOGRÁFICO: 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: