Tipos de Argumentação TCC – Causa e Consequência

Compartilhar:

Ao trabalhar a ideia-núcleo de seu TCC, é necessário que seja usado um dos vários tipos de argumentação para o embasamento e sustentação do mesmo. O uso desse conceito, argumentação TCC, não só auxilia na apresentação da ideia, como também ajuda na veracidade da ideia apresentada. Veremos agora no Artigo Tipos de Argumentação TCC – Causa e Consequência

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Com isso, dentre os vários métodos que podem ser utilizados para a argumentação, o métodos de causa e consequência se mostra muito útil para aqueles que pretende usar exemplos para sustentar a veracidade da ideia-núcleo de suas teses.

Construindo o parágrafo – Argumentação TCC

Mas antes de apresentar inicialmente a causa dos problemas, ou exemplos, que você quer trabalhar é necessário com que tenha a noção de como desenvolver um paragrafo ou texto. Pois quando se possui um texto que não se segue esse escopo, pode fazer com que a ideia-núcleo não seja entendia pelo leitor.

Assim ao iniciar um paragrafo, ou texto, é recomendável com que seja seguido o escopo de apresentação. Começando pelo tópico frasal. É nele que a ideia-núcleo é apresentada pela primeira vez e ao realizar uma boa apresentação o leitor, no caso o avaliador, terá uma imagem mais nítida de qual conceito se esta discutindo em sua tese.

Logo em seguida se trabalha a sustentação e a argumentação, onde os dados e comparações serão apresentadas com o intuito de solidificar e embasar a ideia-núcleo. Nessa parte, é necessário que os dados apresentados sejam verídicos à fim de manter a veracidade e a credibilidade de sua tese.

Por fim, é desenvolvida a conclusão, onde é apresentanda uma solução ou crítica aos argumentos usados para justificar a ideia-núcleo, finalizando-os de forma que se mantenham a perspectiva apresentada no tópico frasal.

Tipos de Argumentação TCC – Causa e Consequência

Assim, tentando justificar a ideia-núcleo do seu TCC pode-se usar de comparações e analises para se colocar no tópico de argumentação. O conceito de causa e consequência para a argumentação visa apresentar, por meio de exemplos, quais os motivos que geram um problema que é discutido na tese.

De outra forma, ao analisar as causas apresentadas também pode-se levantar possíveis consequências para elas com base em outros dados que ajudem como evidências para a veracidade dessa conclusão.

Por isso, ao apresentar as causas de algum efeito, ou problema em seu TCC, não se esqueça de analisar e apresentar as consequências que elas geram.

Recapitulando

Conforme se faz as pesquisas para o desenvolvimento de seu TCC, sua lista de referências bibliográficas vai crescendo. E mesmo em argumentações de causa e consequência é necessário que seja apresentado as referências das pesquisas que foram apresentadas para o embasamento de sua ideia-núcleo.

Fazer citações, ou até mesmo parafrasear da maneira correta, os estudos realizados por outros pesquisadores ou organizações, pode evitar com que você corra o risco de ser acusado do uso de plágio em seu TCC.

Então, para evitar isso, siga as orientações da NBR 6023, que dita os passos as serem seguidos para aqueles que querem fazer citações em seus projetos para sustentar suas teses. Ao fazer isso, você não só evita problemas das acusações de plágio como mantém a veracidade e credibilidade de sua tese e seus estudos.

Aprendeu Como Argumentar com Causa e Consequência?

BAIXE O  INFOGRÁFICO: 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: