Posso usar TEXTOS DE SITES no TCC?

Compartilhar:

Você está desenvolvendo o conteúdo do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e está em busca de referencial teórico. Então, de repente você encontra um site na internet com um texto que se encaixaria “como uma luva” em sua pesquisa e até mesmo poderia ser incluído em uma citação. Mas aí vem a grande questão: “Posso usar textos de sites no TCC  para fazer citação direta e indireta?

O Uso de Textos em Sites pode?

Antes de responder essa pergunta, é importante que você entenda do que é composto o referencial teórico.

“Isso leva a outra definição: o referencial teórico de uma Área é o conjunto de conceito e teorias que ajudam a interpretar um determinado tema. Cada área de saber tem seus conceitos, suas teorias e métodos: em outras palavras sua epistemologia, seu modo particular de fazer a pesquisa”. (MARTINO, 2018)

O referencial teórico é composto de teoria, história e conceito. Então, no desenvolvimento do seu conteúdo é essencial mostrar como o tema está na atualidade.

Mesmo que utilize trechos de livros mais antigos, poderá atualizá-los por incluir artigos científicos mais recentes. Os artigos científicos trazem atualidade para o tema.

Também textos de sites relevantes podem ser uma fonte de informações atualizadas. Então, vamos analisar se textos de sites podem ser incluídos no TCC e como saber se um site é confiável.

É permitido fazer citação de textos de sites no meu TCC?

A resposta é sim, se você utilizar o texto de um site confiável. Caso contrário, o seu TCC poderá receber críticas na banca, por não atender as expectativas de um bom embasamento teórico.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Apud (Citação de citação)

Quando se escolhe boas referências bibliográficas, o acadêmico consegue transferir credibilidade dos autores para o seu trabalho. Por outro lado, se escolher um referencial ruim, como um site não confiável, poderá comprometer a qualidade da sua pesquisa.

Como saber se o site é confiável para pesquisa?

Primeiro, avalie se o site é especializado e respeitado na área em que você está buscando sua fonte de pesquisa. Evite blogs, sites de notícias e sites que não tem nada em comum com sua área de estudo.

Caso você queira medir a qualidade do artigo, existe uma Tabela chamada Escala de Jadad. Ela tem uma lista de questões para validar se a fonte é segura, tornando-se uma ferramenta metódica para que o pesquisador comprove se suas fontes são de qualidade.

Concluindo

Ao desenvolver o conteúdo da sua monografia, é permitido usar textos de sites em sua citação, porém, o site deve ser confiável. Evite blogs, sites de notícias ou sites que não tem nada em comum com sua área de estudo.

Procure atualizar as informações do seu conteúdo, utilizando artigos científicos mais recentes. Por exemplo, se seu TCC for sobre engenharia social, terá que mostrar como ela está na atualidade, o que mudou com o passar do tempo e qual a importância dessas mudanças para o seu tema em específico.

De acordo com o tema e objeto do seu estudo, utilize fontes de livros mas atualize a informação com artigos científicos e textos de sites confiáveis.

Com essas informações, fica mais fácil de você decidir que fonte de pesquisa utilizar e qual evitar. Afinal, a sua pesquisa só terá um embasamento sólido se tiver um bom referencial teórico.

LEIA TAMBÉM:  Discurso de formatura tempo e roteiro

Referencias

MARTINO, L. M. S. Métodos de pesquisa em comunicação. Petrópolis,RJ: Vozes, 2018. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=q1VxDwAAQBAJ&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s>.

Compartilhar:

Deixe seu comentário