Tese de Doutorado – Dicas e segredos para não errar no desenvolvimento

Compartilhar:

O artigo de hoje é para você que quer fazer a Tese de doutorado e tem dúvidas de como prosseguir. Para isso, a Dra. Janaína Guidolini nos mostrará algumas dicas de como construir uma Tese bem feita desde o começo. Preste muita atenção e anote tudo para não perder nenhum detalhe.

Tese de Doutorado

O doutorado é uma etapa posterior ao mestrado, logo, as exigências do doutorado são muito maiores do que as exigências feitas durante o mestrado. A trajetória comum de quem vai fazer o mestrado é a seguinte:

Trajetória até o Doutorado
Trajetória até o Doutorado

Construir a graduação, fazer a dissertação de concluir o mestrado e só após isso, partir para a Tese de doutorado. Entretanto, existe a possibilidade de o aluno pular o mestrado e seguir direto da graduação para o doutorado.

A Tese de doutorado é o trabalho acadêmico que apresenta o resultado de uma pesquisa científica original e envolve necessariamente leituras, observações, investigações e reflexões. (NOVO, 2019).

Apesar de o natural ser a trajetória graduação, mestrado e doutorado, é possível de se fazer a Tese logo após a graduação. Isso exige um desempenho quase que perfeito do aluno durante a graduação. Pode ser uma opção válida pular o mestrado, mas saiba que no doutorado, os professores já esperam um nível avançado de conhecimento, portanto, tome cuidado ao escolher essa opção.

Outro ponto importante é já ter publicações científicas feitas, prezando sempre a qualidade da pesquisa e sua relevância. Jamais priorize a quantidade de pesquisas que possui, sempre preze por qualidade.

Super Monografia

O doutorado é uma monografia super avançada que exige um aprofundamento em um dado assunto e um avanço na fronteira do conhecimento. Mas o que seria isso de avançar a fronteira do conhecimento?

Para concluir a Tese de doutorado, é exigido que o aluno descubra algo novo para a sociedade, ou seja, que ele rompa uma barreira do conhecimento existente e inove em sua Tese trazendo algo jamais visto.

Por isso o doutorado é tão difícil, é exigido do aluno essa inovação e com o avanço dos estudos, atualmente, é cada vez mais difícil inovar.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar a Justificativa de Mestrado

Sendo assim, é estritamente necessário conhecer o estado da arte da área que será cursada, para assim saber tudo o que já foi estudado e tudo o que falta para estudar. É recomendado que a área de estudo seguida no doutorado seja a mesma seguida no mestrado, isso facilitará o seu trabalho.

A importância do mestrado

Apesar de ser possível pular o mestrado e ir direto ao doutorado, a importância da bagagem acumulada no desenvolvimento do mestrado é quase que imprescindível. Por isso, recomendamos sempre que faça o mestrado antes de o doutorado para já ter uma experiência acadêmica de alto nível.

No doutorado, os professores e orientadores não pegarão leve, por isso, a experiência adquirida no mestrado é de suma importância para saber lidar com a pressão e com os problemas do doutorado.

Tese com artigos como capítulos

É possível também entregar uma monografia como Tese que possua artigos científicos no lugar da Pesquisa tradicional (Tese), fugindo um pouco do padrão normal da norma ABNT. Algumas instituições aceitam mais de um formato diferente de monografia.

Portanto, após definir em qual instituição será feita a sua Tese, busque conhecer mais sobre as normas da mesma, leia o manual do aluno para ter ideia do que pode ou não ser feito de diferente.

Jamais se baseie apenas nas normas da ABNT, muitas instituições fazem pequenas alterações na norma, por isso, busque saber como a sua instituição trabalha para não cometer erros.

Dicas para uma Tese perfeita

Aqui vai algumas dicas para caprichar na Tese de doutorado e entregar um trabalho de qualidade para a banca avaliadora:

  • A Tese é uma monografia super avançada.
  • Apresente o resultado de uma pesquisa científica.
  • Traga originalidade e inovação.
  • Entregue muita leitura de artigos, livros, etc.
  • Faça muitas observações, anotações, investigações, análises de dados, etc.
  • Escolha bem o tema e busque sempre a originalidade.
  • Traga os teóricos mais importantes no referencial teórico.
  • Capriche na justificativa da Tese.
  • Traga objetivos que realmente resolvam algum problema.
  • Apresente hipóteses que possam ser testadas e reproduzidas por outras pessoas.
LEIA TAMBÉM:  Como Citar Dissertação ou Tese

Essas foram algumas dicas essenciais para que a sua Tese fique com um alto nível de qualidade.

Seja transparente

A Tese e qualquer outra categoria de trabalho científico exige honestidade e transparência do cientista com a sociedade. Por isso, seja o mais transparente possível na sua Tese. Infelizmente muitos cientistas manipulam dados e acabam tentando trapacear quando a sua Tese não alcança o resultado esperado.

Não faça isso em hipóTese alguma, resultados negativos também são muito importantes para a comunidade acadêmica e não é por ter obtido um resultado ruim que você automaticamente fracassou.

Além de ser um ato de péssimo caráter, manipular dados pode prejudicar outro cientista que queira se basear na sua pesquisa, pelo fato de os dados serem falsos, ninguém conseguirá reproduzir a sua Tese da forma correta.

Concluindo

A Tese de doutorado é bem importante para a carreira acadêmica de qualquer cientista por isso, é feita uma exigência extremamente alta para os alunos que pretendem submeter o seu doutorado.

Apesar das exigências, nada é impossível desde que seja depositado muito esforço em cima, sendo assim, siga as dicas do artigo, estude bastante e corra atrás dos seus objetivos que obterá com certeza sucesso em sua caminhada.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

NOVO, Benigno Núñez. Manual para a Construção de Uma Tese de Doutorado. [S. l.]: Independently Published, 26 set. 2019. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Manual_para_a_Constru%C3%A7%C3%A3o_de_Uma_Tese_d/AmsazAEACAAJ?hl=pt-BR. Acesso em: 11 jun. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange