Os Temas de TCC de Direito mais Visados na Banca – Prós e Contras

Compartilhar:

O que define o TCC é o Tema. Por isso, é importante que o aluno saiba escolher entre temas inovadores ou visados e quais os prós e contras de cada.  Para isso, nossa convidada especial Haiane Guterres nos mostrará alguns que podem ser abordados.

Identifique os Prós e Contras em cada Tema de TCC de direito

Antes de pensar qual será o tema do TCC, os alunos entram em um dilema assustador: Escolher um assunto visado ou inovador?

Primeiro, saber os prós e contras dessa escolha é essencial, pois não existe um lado ruim e um bom, mas sim o momento certo. Baseado na disponibilidade e vontade do aluno, e claro, da graduação que está sendo feita.

Enquanto isso, inovar em alguns locais é um requisito para indicação de publicação, consequentemente, um tema menos visado é um ponto positivo.

Temas inovadores para a Banca de TCC

Na mesma linha, temas inovadores geram curiosidade e interesse por parte dos avaliadores, além de ser uma lacuna de pesquisa.

Outro ponto positivo é não haver muita divergência. Então o aluno possui uma liberdade mais ampla para fechar seu entendimento, sem que seu avaliador conteste.

No entanto, o primeiro ponto negativo na escolha de temas inovadores é o tempo. Pois, o aluno precisa ter tempo para estudar. Como resultado, entramos no segundo ponto negativo… será difícil escrever sobre algo que não possui ninguém falando sobre.

Independentemente da natureza da pesquisa, o pesquisador deve estar sempre atento a sua pergunta problematizadora, na tentativa de solucioná-la (OLIVEIRA, 2018, p. 31).

Quando o estudante seleciona um tema inovador, existe a dificuldade na hora de encontrar bibliografias e decisões prévias na área. Porém, possuindo tempo, ele consegue levar a campo e buscar informações de outras fontes.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar Uma Justificativa do TCC Com Apenas 4 Perguntas

A Escolha de Temas Visados na Banca de TCC

Em suma, são assuntos que todos os anos fazem parte do TCC em Direito.  Por exemplo, alguns temas visados em banca são:

  • Legalização do aborto;
  • Descriminação do uso de maconha;
  • Superlotação em presídios;
  • Leia Maria da Penha.

Em primeiro lugar, um ponto positivo, diferentemente dos temas inovadores, é que possui muita doutrina para apoio do estudante.

Como resultado, outro ponto positivo é a existência das correntes de pensamento. Logo o aluno consegue pensar dentro de qual ele simpatiza e tem mais facilidade para seguir.

Da definição e da natureza do tema, entre outros fatores, decorre o delineamento metodológico, que pode levar à elaboração de estudos teóricos ou teórico-práticos, ou ainda um estudo de caso (POZZEBON e PITHAN, 2019).

O terceiro ponto positivo é a previsibilidade da nota. Uma vez porque, por ser abordado todo ano, é possível o aluno imaginar qual será sua nota e o que precisa fazer.

Mas eles possuem também seus pontos negativos. Por serem temas visados, já são comuns na Banca de TCC. Por isso é possível que outros alunos também defendam seu TCC na mesma Banca com o mesmo tema.

Consequentemente, outro contra é que dificilmente é um tema que terá destaque, pois se é algo que todos falam, não irá brilhar tanto.

Mas claro que não é uma verdade absoluta, e é possível ao aluno trazer muitos diferenciais dentro de um assunto já comum na sua graduação.

Conclusão

Para resumir, depois dessa breve análise sobre os temas inovadores, temas visados e quais seus prós e contras. Fica claro que essa escolha deve ser bem pensada.

LEIA TAMBÉM:  Problemática Fraca no TCC - E Agora?

Existe uma necessidade de o aluno colocar na balança para saber o que mais se encaixa na sua realidade, e claro, durante o percurso da graduação é normal deixar de lado um tema que sempre quis abordar e seguir por um caminho totalmente diferente.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

OLIVEIRA, Aderlan Messias de. Manual de TCC aplicado ao curso de direito [recurso eletrônico]: guia pratico na produção de projetos de pesquisa, artigo cientifico, monografia, formatação e defesa oral. 1. ed. Rio de Janeiro. Gramma. 2018.

POZZEBON, Dreyer de Ávila; PITHAN, Lívia Haygert. O trabalho de conclusão no curso de direito [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Edipucrs. 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange