Série Temas do TCC – #01 – Como escolher o tema do TCC mesmo sem ideias?

Compartilhar:

O tema do TCC é uma das primeiras coisas a serem definidas durante o projeto, é ele que vai definir toda a delimitação do seu trabalho e, por isso, tem uma importância muito grande para quem vai fazer o TCC. Sendo assim, veja nesta aula como definir o tema do seu TCC do zero, sem ideias.

Definindo tema do TCC do zero

Falarei sobre 3 pontos principais que são fundamentais para a criação de um bom tema do TCC. Lembrando que os exemplos que serão dados abaixo te auxiliarão a montar o seu tema mesmo que não tenha nenhuma ideia, completamente do zero. Vamos aos pontos!

Hipótese

A hipótese nada mais é do que uma afirmativa que será estudada e validada ou não, dependendo exclusivamente dos resultados do estudo. Por exemplo, “O alto índice de invasão escolar tem relação com dificuldade das matérias.”

É uma afirmativa que terá de ser comprovada ou não pelos resultados do estudo que o aluno fará, um resultado negativo não necessariamente significa um resultado ruim, fique tranquilo em relação a isso.

Benefício para a sociedade

O benefício para a sociedade é basicamente a lacuna do conhecimento no tema abordado, mas professor, o que é lacuna do conhecimento? Nada mais é do que uma parte específica de uma área de conhecimento que ainda não foi estudada amplamente pela comunidade científica.

Caso queira saber mais sobre a lacuna do conhecimento, clique no link e será redirecionado para um vídeo que contém maiores detalhes.

Entenda o TCC como uma ferramenta social, portanto, é extremamente necessário que o seu trabalho traga algum tipo de benefício para a sociedade.

LEIA TAMBÉM:  Problemática Fraca no TCC - E Agora?

Problema de pesquisa

Existem 2 tipos básicos de problema de pesquisa, o problema por causalidade e o problema de correlação. Por exemplo, se você pretende estudar qual a correlação entre exercícios físicos e dieta para o emagrecimento, seria utilizado um problema de correlação e feito um gráfico de regressão linear.

Já o problema de causa e efeito, você estudará a causa de algo com fim de encontrar o efeito ou estudará o efeito de algo com fim de encontrar a causa.

O TCC sobre causalidade começa sempre com uma hipótese, por exemplo, “recém-nascidos de parto normal dormem melhor a noite”. Para comprovar ou não essa afirmativa, é preciso estudar a causa e o efeito dela. A causa seria os tipos de parto e o efeito a qualidade do sono, sendo assim, a causa influencia ou não no efeito.

Então, pense da seguinte maneira: ‘De que forma vou analisar os tipos de parto e como eles influenciam na qualidade do sono?”.

Refinando um pouco mais o nosso problema, ele ficaria assim: “De que forma a análise dos tipos de parto pode influenciar na qualidade do sono?”.

E assim o seu problema de pesquisa está pronto. Esse framework pode ser utilizado em qualquer área do TCC, é uma forma de agir e pensar.

Concluindo

Esse foi o primeiro artigo da nova série sobre TCC! Nessa série vamos abordar desde o começo do pré projeto até a montagem do problema de pesquisa. Fique de olho!

Caso queira acompanhar os próximos vídeos e artigos, dê uma olhada em nosso canal no YouTube! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange