Tema de TCC com baixa relevância cai a nota?

Compartilhar:

Você sabia que escolher um tema atual que já tenha um estudo feito pode influência na sua nota final? Nesse artigo de hoje falaremos sobre isso e sobre como funciona toda a questão de relevância da pesquisa.

Posso escolher um tema atual que já tenha um estudo feito?

A resposta é sim, você pode escolher um tema que já tenha um estudo feito, porém, isso pode e provavelmente vai provocar uma queda grande na sua nota devido a falta de relevância do estudo para a comunidade acadêmica.

Quanto mais relevante a pesquisa for para a comunidade acadêmica, maior sua nota vai ser e convenhamos que um TCC sobre um tema já feito, não tem tanta relevância assim né?

Ao avaliar o seu TCC os examinadores tem um critério de pesquisa com viés novo, ou seja, pode ser o mesmo tema, porém de um viés diferente do que já foi estudado.

Esse critério vale muita nota, a única exceção são trabalhos de revisão de literatura, que possuem a função de trazer a informação daquele tema mais atual.

A revisão de literatura é uma fase necessária no processo da pesquisa. Está implícita no próprio caráter cumulativo do conhecimento científico. (SANTO, 1992)

A sua função fazendo um trabalho de pesquisa é sempre avançar a fronteira do conhecimento e isso não significa descobrir algo grandioso, mas sim estudar algo com um viés que leva a novas descobertas ou novos questionamentos.

No canal, tenho um vídeo que fala sobre como encontrar o tema perfeito. Mostro duas ferramentas capazes de fazer pesquisas por palavras-chave em busca de temas já estudados. Dessa forma você evita começar uma pesquisa com um tema já pesquisado muitas vezes.

Lá mostro a funcionalidade de algumas ferramentas como a Keyword Tool e o Google Scholar. Ferramentas que vão te auxiliar bastante na busca de um tema bom.

Com a ferramenta Keyword Tool você pode pesquisar temas e palavras-chave que estão em alta no momento. Também pode tirar ótimas ideias.

É preciso, porém, ir mais além e conhecer o Google Scholar mais conhecido como Google Acadêmico para busca de temas já estudados. É exatamente o caso já que você pode pesquisar quantas vezes um tema foi citado ou estudado.

Por todas essas razões, um estudo com muitas citações tem alta relevância, mas porém não pode ser replicado é notório que isso resulta de ter sido estudado com novo viés. O que importa, portanto, é entender que sua tarefa é procurar, selecionar temas com alta relevância para o meio acadêmico e social.

Essa, porém, é uma tarefa que busca renovar os resultados através de revisão de literatura ou encontrar uma nova vertente não estudada. Vê-e, pois, que o segredo é ir em busca do novo.

Concluindo

  • Sua nota aumenta em temas novos.
  • Os avaliados reduzem nota caso não tenha valor para comunidade acadêmica.
  • As revisões de literatura tem percepção diferente nesse caso por se tratar de explorar um assunto ou problema.

Esse foi o artigo de hoje, gostou? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. 1. ed. São Paulo – SP: Edições Loyola, 1992. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=yOVadaBhVRAC. Acesso em: 27 maio 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário