Ideias de tema para o TCC em Direito – Análise de 10 áreas

Compartilhar:

Para você graduando em Direito que possui dúvidas sobre o tema do TCC. Está é uma análise de 10 áreas com prós e contras. Portanto, preste atenção e tire suas dúvidas sobre como escolher o tema do seu TCC em Direito.

Escolhendo o Tema do seu TCC em direito

Escolher o tema do TCC em Direito pode ser complicado a todos os graduandos. Uma infinidade de assuntos que podem ser tratados e geram dúvida na hora da escolha, assim pesquisar sobre assuntos, temas e ideias nas áreas do direito é tão importante.

Análise das Áreas do Direito

Em primeiro lugar, o Direito Constitucional. O aluno pode tratar temas na eficácia das próprias Ações da Constituição, como, por exemplo:

  • Habeas Corpus;
  • Mandado de segurança.

Existem uma vasta gama de assuntos e de problemáticas nas ações interessantes para serem tratadas como tema no TCC nas Ações da Constituição, cabe ao aluno escolher o que mais se identifica.

O TCC, objetivamente, precisa se constituir nesta síntese que congrega conhecimentos e saberes construídos no decorrer de toda a trajetória do aluno e não num trabalho que deve nascer no ultimo semestre como se não houvesse conhecimentos anteriormente construídos. (POZZEBON e PITHAN, 2019).

Outra área que pode ser explorada é a de Princípios Constitucionais, como, por exemplo, os de Ir e Vir, Lazer e Meio Ambiente Equilibrado. Em suma, uma disciplina coringa para qualquer estudante, pois grande parte do que é mostrado na mídia possui Princípios Constitucionais envolvidos que podem ser tratados dentro do TCC.

Precedentes como Tema no Direito Civil

Sobre a área de Processo Civil, os alunos podem abordar assuntos como o Sistema de Precedentes… Os Precedentes são as Jurisprudências, e inclusive, no Brasil há uma corrente que diz não existir esse sistema de Precedentes no País, mas se não existe, o que é a Jurisprudência?

LEIA TAMBÉM:  Não ter um problema bem definido | Erros no TCC | #03

Direito Civil X Processo Penal como Tema

Seguindo no Direito Civil, existem muitas coisas que podem ser abordadas. Pois, o código de Direito Civil é um livro bonito de uma pessoa que nasce, ganha Direitos de Personalidade, Direitos de Natureza Jurídica, cresce, ganha patrimônios, casa, morre e abre a sucessão.

Por isso existem diversos assuntos para serem tratados como tema dentro dessa área, como, por exemplo:

  • Associações;
  • Usucapião;
  • Afetividade;
  • Contratos;
  • Relações conjugais.

Sobre Processo Penal, o Pacote Anticrimes é um tema do TCC  em Direito sempre trabalhado, e claro, existem outros como Reconhecimento por Foto, Crime de Stalker e também Teoria do Crime, que abre um grande leque de temas como, por exemplo:

  • Culpabilidade;
  • Inculpabilidade;
  • Tipificação.

Temas em Alta nas Áreas mais Tradicionais

Em primeiro lugar, para os graduandos que preferem seguir no Administrativo, as Licitações ou Crimes de Licitações, fazendo um gancho no Penal, e as Leis de Licitações, um assunto menos explorado. Também, assuntos como Presidencialismo de Coalização, que está em alta e sendo bastante comentado.

Enquanto isso, no Direito Empresarial, os alunos podem escolher temas como Lei de Proteção de Dados, Nova Lei de Falência e Lei de Liberdade Econômica. No momento, ambas às três estão tendo muita visibilidade, devido às dúvidas que ocorrem em relação a elas.

Nem todos os assuntos são apropriados para construir um estudo aprofundado: o primeiro fator a considerar é a sua relevância para a área de conhecimento em que se localiza e a contribuição que possa aportar, nos limites de um estudo dessa natureza (POZZEBON e PITHAN, 2019).

No Tributário os alunos podem seguir a via de assuntos novidades, como a Reforma Tributária, Criminalização de ICMS, Cobrança de Dividendos e Cobrança de Grandes Fortunas. Por exemplo, como está acontecendo na Argentina, e inclusive, existe uma provisão, até o momento sem uso, para ocorrer no Brasil.

LEIA TAMBÉM:  OBJETIVO GERAL: Os Pontos Específicos Que Faltavam Para Alcançar o Topo

Direito do Consumidor

Enquanto isso, no Direito do Consumidor, o aluno pode recorrer a temas como o Impacto de Influenciadores Digitais, trazendo sobre a responsabilização desse sujeito em compras e vendas, e seguindo essa linha, o aluno pode tratar sobre a Devolução de Bens Comprados Via Internet.

Além desses, existem outros temas para serem abordados na área do direito ao consumidor, como por ex:

  • Compliance;
  • Gestantes no trabalho remoto;

Temas no Direito da Criança e Adolescente

E por fim, abordando sobre o Direito da Criança e Adolescente, uma área ampla que possui muitos temas para o TCC em direito. Inclusive podem ser trabalhados juntos da parte infracional.

Dentro dela, os alunos podem optar por temas como:

  • Crianças em situação de rua;
  • Vulnerabilidade social;
  • Impacto dos maus-tratos;
  • Adoção;
  • Negligência de direito da infância;
  • Criminalização dos adolescentes;
  • Sistema de ressocialização. 

Conclusão

Em conclusão, depois dessa breve amostragem de temas dentro das diferentes áreas do direito, cabe ao graduando escolhe em qual ele possui mais afinidade e facilidade para trabalhar seu TCC.

No entanto, aqui foi somente uma pequena amostragem de como existem variações de temas para serem usados, e como existem muitos que são sempre usados e outros que estão em alta devido ao momento vivido, por isso, uma dica é, ao começar seu TCC, procure por temas que estão sendo comentados.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

POZZEBON, Dreyer de Ávila; PITHAN, Lívia Haygert. O trabalho de conclusão no curso de direito [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Edipucrs. 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange