Técnica Conceito Positivo e Negativo | Metodologia 2° Passo

Compartilhar:

A construção de textos científicos, que são à base de todo o trabalho de finalização de curso (TCC) não é algo simples. Existem diversas regras, procedimentos e questões que precisam ser desenvolvidas para que seja possível apresentar um texto científico de qualidade.

Nestas situações, uma citação indireta é uma das questões que fazem com que as pessoas tenham mais dificuldades e problemas. Já que existem diversas situações nas quais você precisa usar esse tipo de ferramenta para argumentar sobre as suas conclusões e sobre o que está sendo estudado.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA
  3. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

Texto Dissertativo Argumentativo

Vamos falar mais sobre a base de um bom TCC, que é o conceito de texto dissertativo argumentativo. Comentar sobre a necessidade das citações indiretas e ainda mostrar sobre como a técnica conceito positivo negativo vai fazer com que você tenha muito mais velocidade na sua produção textual e ainda possa evitar diversas situações desagradáveis no seu TCC, como a reformulação total dos textos.

O que é um texto dissertativo argumentativo ?

O texto dissertativo argumentativo é um texto de caráter técnico. Que faz com que, por meio de dados e citações, o leitor chegue a uma determinada conclusão, apontada pelo autor do texto.

Ou seja, você está, por meio de um texto, afirmando determinado conhecimento ou determinada conclusão sobre um fato e para que seu texto possa ter crédito e ser levado a sério. Ele precisa de fontes e provas das afirmações que estão sendo feitas.

LEIA TAMBÉM:

LEIA TAMBÉM:  Enfim um exemplo de Pesquisa Explicativa

Esse tipo de argumentação dissertativa é construída, essencialmente, em cima de dados conseguidos em pesquisa bibliográfica ou por meio de experimentação. Deixaremos a experimentação para ser tratada em um artigo específico, e focaremos na questão das citações.

Por que ele é usado no TCC?

A citação direta é algo mais simples de ser feita. Já que basta inserir o trecho citado no texto do seu TCC. É uma técnica importante para o caso de você basear toda a sua dialética no ponto exato defendido pelo autor anterior.

Acontece que o excesso de citações diretas pode fazer com que o leitor tenha a impressão equivocada de que você não domina o assunto em questão e está usando trechos de outros autores para explicar o que você não compreende.

Exatamente para mostrar que essas pessoas estão erradas e para valorizar seu texto, é indispensável fazer citações indiretas. Para que você seja capaz de fazer essas citações de forma precisa e eficiente, foi criada a técnica do conceito positivo e negativo.

Técnica Conceito Positivo Negativo para Citação Indireta

Como funciona a técnica Conceito Positivo e Negativo?

A técnica do conceito positivo e negativo é uma forma simples e eficiente de você aprender a fazer citações indiretas de forma prática.

Conceito:

Ela se divide, como o próprio nome sugere, em 3 partes principais. Que vão depender da sua interpretação do texto que está sendo lido:

Conceito: aqui você vai explicar em pouquíssimas palavras o que está sendo explicado pelo texto. Quanto mais direto e completo seu conceito, melhor seu conhecimento do que está sendo transmitido.

Positivo: aqui você irá apresentar as vantagens que essa linha de pensamento apresenta qual seu benefício para o nicho de conhecimento que você estuda.

LEIA TAMBÉM:  O que é Pesquisa Participante ?

Por que o autor escolheu esse foco e essa visão, dentre tantas outras existentes?

Negativo: aqui você apresenta o “porém”, o outro lado, qualquer situação que ainda seja falha ou que traga algum tipo de dificuldade ao que está sendo proposto deve ser tratado aqui.

Depois destes 3 pontos definidos, basta fazer um texto de interligação entre esses pontos. Lembrando de manter um vocabulário e construções técnicas.

Exemplo de citação indireta usando a técnica:

Veja abaixo um exemplo para conceituar o tema Marketing. Leia o trecho de um livro e retire esses pontos abaixo:

Conceito: Pesquisa é um procedimento para investigação de fenômenos e ampliação do conhecimento que leva a reflexão.

Ponto Positivo: Possibilita investigar a realidade em busca de novos conhecimentos.

Ponto Negativo: O planejamento pode ser muito difícil e penoso.


Articulador de conexão fornecido pelo Ministério da Educação.

Como bem nos assegura Fattini (2007), pode-se dizer que […]. Neste contexto, fica claro que […]. O mais preocupante, contudo, é constatar que […]. Não é exagero afirmar que […] em todo esse processo, ocorreu […]. Assim, preocupa o fato de que […], isso porque […]

Desse articulador usaremos apenas três colchetes, apagando o excedente.

Para saber mais sobre os articuladores do MEC, clique aqui

Resultado:

Como bem nos assegura Fattini (2007), pode-se dizer que a pesquisa é um procedimento para investigação de fenômenos e ampliação do conhecimento que leva a reflexão. Neste contexto, fica claro que possibilita investigar a realidade em busca de novos conhecimentos. O mais preocupante, contudo, é constatar que o planejamento pode ser muito difícil e penoso.

Concluindo

Gostou da técnica? Ainda tem dúvidas? Que tal conhecer um método fantástico, que vai facilitar muito a produção do seu TCC e ainda te permitir economizar muito tempo com os erros que todos acabam cometendo quando escrevem esse tipo de texto? Acompanhe o Guia da Monografia e nunca mais tenha esse tipo de dificuldade!

Compartilhar: