Como a banca avalia o seu TCC na visão do Examinador

Compartilhar:

Você sabe como é feita a validação prévia do TCC na visão do examinador? Com base na Barema de avaliação é possível se preparar e se dar bem nos quesitos de avaliação da banca.

Validação prévia do TCC

Apesar de alguns alunos terem a percepção de que a banca está lá como carrascos e que querem destruir todo o trabalho feito.

Porém, as coisas são totalmente ao contrário desse pensamento, a banca está ali para contribuir no crescimento do seu trabalho e para isso é necessário terem críticas construtivas para que haja uma melhora.

Nessa fase o examinador recebe o trabalho em média 15 dias antes da apresentação para realizar uma validação de alguns pontos importantes a serem observados.

Nessa validação o examinador irá verificar se o trabalho não tem plágio ou algo do tipo, olhando também se está tudo nos conformes.

Para verificar se o aluno cometeu plágio, o examinador possuí uma espécie de “check list” com algumas perguntas padrões para o aluno.

Check list de avaliação
Check list de avaliação

Perguntas do tipo “O aluno conhece o que escreveu?”, “Respondeu os objetivos?”, “Leu realmente os autores?”, etc.

Barema de avaliação

A barema de avaliação é uma ficha que os examinadores utilizam para poderem se guiar na hora de dar a nota. A seguir temos um exemplo:

Aqui temos o cabeçalho da barema, onde contém as informações iniciais:

Cabeçalho da barema
Cabeçalho da barema

Após o cabeçalho vemos a parte dos critérios utilizados para a avaliação:

Critérios de avaliação barema
Critérios de avaliação barema

Depois dos critérios temos as considerações finais dos examinadores:

Considerações finais barema
Considerações finais barema

A barema contém apenas os critérios a serem avaliados e qual a respectiva nota para cada um, lembrando sempre que cada faculdade pode ter a sua barema específica, mudando assim, alguns critérios de avaliação.

LEIA TAMBÉM:  Como Escrever cada parágrafo dos Capítulos do Referencial

A barema normalmente é dividida em dois pilares:

  • Apresentação: Os examinadores observam a postura de quem está apresentando, se falam de forma clara e objetiva, a imagem que eles passam, como estão os slides e o tempo de apresentação;
  • Trabalho escrito: Os examinadores irão avaliar apenas o trabalho escrito, introdução, desenvolvimento, referências, etc.

Como se dar bem nos quesitos de avaliação da banca?

Separei aqui 4 passos básicos para se dar bem na avaliação da banca:

  • Conheça a banca: Sempre importante conhecer quem são os seus avaliadores antes de se apresentar para ter uma ideia básica de como se comportar;
  • Não plagie trabalho: Não preciso nem falar que plágio é crime né? De forma alguma plagie o trabalho de alguém, caso tenha dúvidas nesse tema, acesse o vídeo do nosso canal onde é ensinado como não cair em plágio;

O plágio é definido como uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. (ESTRELA, 2018)

  • Tenha um trabalho objetivo e embasado: Escrever um trabalho objetivo e com embasamento científico é fundamental para uma boa avaliação da sua pesquisa, afinal, ninguém gosta de ler um trabalho sem objetivo que mais enrola do que diz alguma coisa não é mesmo?
  • Faça uma apresentação clara: Fale de forma clara e objetiva, sabemos que é difícil e que muitas vezes o nervosismo toma conta, mas tente sempre ser objetivo em suas apresentações e falar de uma forma com que facilite o entendimento de quem irá te avaliar.

Se dar bem

Concluindo

Esse foi o artigo de hoje! Gostou? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre no nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Qual a Importância dos Objetivos Específicos no TCC, eles são Capítulos?

Referências

ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. Porto Alegre -RS: Artes Médicas, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=67VIDwAAQBAJ. Acesso em: 19 maio 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário