Será que seu TCC é TENDENCIOSO?

Compartilhar:

Artigo explica como evitar a reprovação no trabalho de conclusão de curso por TCC tendencioso apresentando o conceito e ensinando como se esquivar disso. A maioria dos TCC desde artigo à Dissertação ou Tese usa esse método, por essa razão é importante seguir a risca para tirar 10.

As regras são tantas que não é difícil entrar em pânico e não saber nem por onde começar um trabalho. Por isso abordaremos com exemplo como fazer. Mas, se você está nessa situação, acalme-se, hoje, vamos te ajudar, mostrando tudo o que é preciso saber para fugir desse problema.

Por que TCC tendencioso ?

Para começar, a palavra “tendencioso” quer dizer “que demonstra tendencia ou objetivo de prejudicar alguém“. Por isso, se algum dos membros da banca disser que o seu TCC é tendencioso. Na verdade ele insinua que de algum modo este ofende a terceiros, isso falaremos mais adiante.

Conforme nos assegura Gabler (2015) uma pessoa é tendenciosa quando, mesmo sem intenção, sugere ou afirma algo com o propósito de desagradar a terceiros. Nesse contexto fica claro o motivo dos orientadores o reprovarem. O mais preocupante, é constatar que só percebem quando já é tarde de mais.

Muito simular ao TCC tendencioso, por exemplo, é a propaganda eleitoral antecipada negativa, um crime combatido pela Lei 9504/97. Esta, por sua vez, tem como objetivo erradicar campanhas malévolas para não influenciar os eleitores. Neste sentido, fica evidente o porquê dos examinadores desaprovarem esta ação.

O que importa, portanto, é dissertar para que fiquem claras as informações contidas na obra. Conforme explicado acima, não tem outra saída sem muito esforço. Essa, porém, é uma tarefa que demanda determinado nível de atenção. Uma vez que, é preciso se colocar no lugar do outro tentando prever as interpretações.

LEIA TAMBÉM:  Como Criar TABELA e ILUSTRAÇÃO para Pesquisa Qualitativa

É admissível insinuar que é difícil imaginar quais os possíveis entendimentos que o leitor fará durante a análise do trabalho. Vê-se pois, que o estudante deve escolher com calma o tema TCC. Afinal, você não quer ser processado por difamação e calúnia por uma percepção incorreta.

De acordo com Goleman (2003) quando um pensamento tendencioso chega à mente, esta passa a não valorizar mais os esforços para alcançar as metas. Em vez disso, o sucesso parcial passa a ser visto como um fracasso, de modo que a linha de raciocínio não consiga mais fluir.

Exemplos:

Veja abaixo, por exemplo, os gastos com campanhas eleitorais e outro sobre recuperação de rios:

  • As campanhas para Deputado Federal no Centro-Oeste de 1990-2014. Em que medida os gastos da campanha influenciaram nos resultados das eleições para Deputado Federal nessa épica?
  • O presente trabalho tem como objetivo geral sugerir de que maneira o município de Salvador pode se organizar institucionalmente para alcançar a recuperação dos seus rios, trazendo benefícios para o ecossistema e para a população.

No primeiro exemplo acima, é possível entender que houve certa influência nos resultados graças aos gastos na campanha. Com a intenção de não ser taxado de TCC tendencioso, o pupilo deve construir a tese de forma investigativa.

Já no segundo, é viável que o público entenda que o município em questão não tenha nem um tipo de organização, que os rios e o ecossistema estão completamente poluídos. Uma maneira de melhorá-lo seria colocar como está a situação do biogeocenose na região ou quais os pontos fortes do plano organizacional da prefeitura da cidade em questão.

Para descobrir se existe a possibilidade de não aprovação por trabalho malévolo, basta direcioná-lo para uma temática especulativa. Nesse ritmo, é apenas uma questão de tempo, de pouco tempo para que o título de TCC tendencioso possa ser retirado ou evitado por você.

LEIA TAMBÉM:  Como Revisar seu TCC e deixar Blindado Contra Plagio️

Recapitulando

Em poucas palavras, é comum a reprovação por TCC tendencioso quando o tema não é elaborado corretamente ou é muito abrangente. Com isso, é imprescindível que o educando tenha se colocado no lugar da banca examinadora e feito suas críticas. Ora que isso pode evitar uma ação judicial.

Em últimas palavras, o TCC tendencioso, muitas vezes, garante uma reprovação por fazer uma insinuação ofensiva. Quando encontrado gera um bloqueio dando a impressão de fracasso, por isso deve ser evitado.

Bibliografia

GABLER, J. Sociologia para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

GOLEMAN, D. Como lidar com emoções destrutivas – para viver em paz com você e os outros: diálogo com a contribuição do Dalai Lama. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LINKS CITADOS NO VIDEO:

MINICURSO DE PROJETO DE TCC
https://guiadamonografia.com.br/projeto-TCC-mini-curso/

Como Funciona o Método Científico do TCC
https://youtu.be/uYxjMVEIgZY

Compartilhar: