TCC sobre leitura e escrita!

Compartilhar:

Muitas vezes faço alguns vídeos e nos comentários, tenho alunos que falam que não entenderam nada. Mas será mesmo que não entendeu nada? Hoje vou contar o porquê algumas pessoas não entenderem “nada” de vídeos e como aperfeiçoar sua leitura e escrita.

Como pesquisar da maneira correta

Quando estou debatendo com alguma pessoa sobre um assunto específico e essa pessoa diz “eu pesquisei sobre isto”, sempre pergunto, pesquisou onde? No YouTube? No Google? Isso não é pesquisa e vou explicar o porquê.

Mas como assim professor? Vídeos do YouTube e informações achadas no Google, não são aulas. São meros resumos sobre um tema específico que o dono do canal é obrigado a seguir uma série de parâmetros chamada SEO.

Como funciona o SEO?

O SEO é um conjunto de regras que todo mundo que pretende postar algo na internet precisa seguir para este algo ficar bem ranqueado nos dispositivos de busca. Como assim? Se você quer que seu vídeo apareça entre os primeiros no YouTube, você precisa fazer todo um trabalho em volta de palavras-chave e tags, para o YouTube ranquear o seu vídeo entre os primeiros.

SEO é uma metodologia usada para conseguir tráfego deixando seu site visível nos resultados das ferramentas de busca por meios de técnicas orgânicas ou pagas. (SHENOY; PRABHU, 2018).

Eu faço isso no canal e no blog, é algo completamente normal e necessário, pois as pessoas que criam conteúdo para a internet, necessitam de uma forma de se manter e para isso, infelizmente, são obrigadas a seguir este padrão de regras.

LEIA TAMBÉM:  Seu TCC e da NASA?

Por isso não podemos considerar vídeos no YouTube e blogs na internet como aulas, são apenas pequenas dicas sobre um assunto específico.

Diferencie uma dica de um treinamento

Vou te dar um exemplo, estava querendo aprender a tocar piano, e para isso, não procurei nenhuma dica de vídeo na internet. O que eu fiz? Comprei um curso de um rapaz no YouTube.

Mas professor, o senhor não disse que vídeos do YouTube não são bons para aprender? Aí é que entra a questão, saiba diferenciar uma dica de um treinamento. O curso que comprei é um treinamento, onde o rapaz montou uma série de aulas que possuem ligações entre si, seguindo uma ordem de aprendizado, com vídeos completos e mais longos.

Isso é um treinamento e não uma aula básica sobre um assunto específico.

Autores de canais no YouTube

Os autores de canais do YouTube, passam apenas resumos sobre o assunto do vídeo e não são os melhores pesquisadores que existem, como assim?

Você não vê nenhum grande escritor fazendo vídeo para o YouTube a não ser que ele esteja ganhando muito dinheiro para isso. Esses pesquisadores mais renomados, juntam uma série de conhecimentos sobre algum assunto e lançam um LIVRO.

Um livro é algo muito mais completo, onde segue uma ordem cronológica de aprendizado, parte por parte, com todas as informações necessárias, sem pular nenhuma etapa.

Com quem você quer aprender?

Você quer aprender com Timothy Ferriss, autor do livro “4 Horas para o Corpo”, quer aprender com Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai rico, pai pobre” ou você quer aprender com um canal no YouTube que fez um vídeo resumido sobre um assunto específico?

LEIA TAMBÉM:  Saiba como não cair em plágio e quantas referências usar em seu TCC!

Esse é o questionamento do artigo de hoje!

Aperfeiçoar conhecimento

O YouTube é excelente para aperfeiçoar conhecimentos já adquiridos previamente por você. Por exemplo, você já tem um conhecimento sobre pianos, mas quer aprender alguns truques para aperfeiçoar esse conhecimento, aí sim o YouTube é perfeito para você.

Pois lá você encontra dicas fáceis, rápidas e de muito valor para quem já tem um conhecimento prévio sobre determinado assunto.

Google Acadêmico

Caso queira fazer pesquisas mais robustas, use o Google Acadêmico, é a plataforma da Google onde te fornece uma série de artigos e livros científicos sobre determinado assunto. Isso é fundamental para alunos, independente do nível de ensino, convido você a conhecer também essa ferramenta.

Concluindo

No dia de ontem (29/10/2020), comemoramos o Dia Nacional do Livro no Brasil, portanto, leia sempre que possível, livros são conhecimento e com o artigo de hoje você conseguiu perceber isto. Vídeos no YouTube são bons? São, porém sempre dê preferência para livros.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

SHENOY, Aravind; PRABHU, Anirudh. Introdução ao SEO:: Seu guia rápido às práticas eficientes de SEO. 1. ed. São Paulo – SP: Novatec Editora, 1 mar. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=uZRODwAAQBAJ. Acesso em: 30 out. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário