DIFERENÇAS TCC Revisão Bibliográfica e Revisão de Literatura!

Compartilhar:

Uma das dúvidas que mais recebo é “Qual a diferença entre TCC de Revisão Bibliográfica e TCC de Revisão de Literatura”. Hoje irei destrinchar melhor esse assunto e mostrar quais são as principais diferenças entre os dois tipos de TCC.

O que é a ciência?

A primeira coisa que devemos entender é o que é a ciência, para entendermos isso melhor, dividimos a ciência em 3 principais partes:

  • Base empírica;
  • Revisão teórica;
  • Análise causal dos resultados;

Essa é base do que se entende como ciência. Portanto, entendendo esses 3 pilares, você entende a ciência.

Revisão Bibliográfica x Revisão de Literatura

Agora vamos analisar as diferenças entre os dois tipos de TCC e entender melhor sobre como funciona cada um deles.

Primeiro, vamos entender 3 passos fundamentais que existem em qualquer tipo de pesquisa:

Um levantamento literário é o primeiro item de qualquer pesquisa. Mas o que é isso professor? Levantamento literário é necessário para você entender as experiências passadas do assunto em que está sendo abordado, levantando toda a literatura disponível sobre aquele assunto.

O segundo passo é basicamente realizar uma revisão de literatura para você entender como funciona e como foram feitos os estudos passados sobre determinado assunto.

O último passo é entender a relação entre ambas as coisas, fechando assim os 3 passos principais de qualquer tipo de pesquisa, agora vamos entender os 2 tipos especificados no artigo de hoje.

Revisão Bibliográfica ou Sistemática

O TCC exploratório ao contrário da sistemática é um dos mais comuns de serem encontrados nas instituições e uma de suas principais características é que ele não é muito estruturado

A revisão sistemática consiste em um processo de pesquisar, selecionar, avaliar, sintetizar e relatar as evidências clínicas sobre uma determinada pergunta e/ou tópico. (ROEVER, 2020).

Como a sistemática segue uma sequencia rígida de controle, por outro lado a exploratória não possui muitas exigências, por seu principal objetivo ser apenas decorrer sobre o que tem de mais atual do tema selecionado, portanto, a banca normalmente não faz tantas exigências como em outros tipos de TCC.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer uma Revisão de Literatura no Monografis

Além da literatura existente, pode ser utilizado como fonte de coleta, documentos, observações, entre outras bases de consulta de informações.

Revisão de Literatura ou Narrativa

Algumas das características do TCC de revisão narrativa são:

  • Não tem exigências ou limitação de qual base usar;;
  • Não tem muitos critérios de busca dessas fontes;
  • Possuí uma estrutura básica, resumo, introdução, referencial teórico, conclusão, etc.

Portanto, diferentemente do TCC de revisão bibliográfica, o de revisão narrativa possui uma estruturação mais bem definida, seguindo toda aquela estrutura padrão que conhecemos.

Concluindo

Caso queira entender com ainda mais detalhes a diferença entre TCC de Revisão Sistemática e TCC de Revisão de Literatura, acesse o nosso artigo onde falamos com mais detalhes sobre toda essa diferença.

Portanto, fazendo um resumo geral, TCC de Revisão Sistemática, é algo mais simples, sem muita estruturação padrão, apenas um apanhado da literatura existente, já o de Revisão Narrativa possui toda aquela estrutura padrão que conhecemos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

ROEVER, Leonardo. Guia Prático de Revisão Sistemática e Metanálise. [S. l.]: Thieme Revinte, 12 mar. 2020. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=w0LWDwAAQBAJ. Acesso em: 5 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário