TCC reprovado – As 5 chaves para passar de primeira!

Compartilhar:

Professor, já reprovei uma vez no TCC e tenho medo de ficar reprovado novamente, o que eu faço? Muitas pessoas tem medo de reprovar no TCC e esse medo acaba atrapalhando enormemente o desempenho do aluno, contribuindo para o nervosismo do mesmo. Hoje darei 5 dicas para você passar de primeira no TCC.

5 chaves para não reprovar no TCC

Lembrando que são apenas dicas que irão te ajudar a passar no TCC, não existe fórmula mágica para passar, mas se seguir estas dicas, dificilmente você ficará reprovado.

Resultado alinhado com problema e objetivos

Muitos alunos vão fazendo o TCC e no meio acabam se perdendo e esquecendo o seu resultado. Tenha sempre em mente que o resultado é um dos principais pontos do seu TCC e ele deve estar alinhado com seus objetivos e com todo o resto do seu trabalho.

Se o resultado estiver desalinhado, não há TCC que fique bom. Portanto, confira os dados, faça análises de causa e efeito, tabelas bidimensionais e verifique sempre se o que você está escrevendo condiz com o resultado almejado.

Metodologia

Estar com a coleta e a forma de tratamento adequada para o tipo de pesquisa, é essencial para o bom andamento do TCC. A metodologia é dividida em 2 partes, a coleta, que nada mais é do que como você coletou os dados e a forma de tratamento utilizada nos dados coletados.

Por exemplo, se foi feita uma pesquisa bibliográfica, foi uma coleta exploratória e os dados foram tratados de forma qualitativa.

Preste atenção nesses detalhes que são extremamente importantes para o desenvolvimento geral das questões.

LEIA TAMBÉM:  Escrever um TCC em uma Semana é Possível?

Escrita dissertativa dos capítulos

A forma de escrita do TCC é um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, a mesma forma de escrita da redação do ENEM. Se o seu TCC não estiver escrito desta maneira, não será aprovado pela banca.

Use o nosso método TSAC feito especialmente para a construção de um parágrafo perfeito, clique no link e será redirecionado para um artigo explicando sobre como funciona o método TSAC.

Normas ABNT

Esse item apesar de parecer básico, muitas pessoas erram. É essencial que o seu TCC esteja dentro das normas e padrões exigidos pela ABNT. Não existe TCC sem ABNT e sempre consulte o manual da sua instituição pois muitas acabam tendo algumas particularidades.

Mas o que são as normas da ABNT? São na verdade “ padrões ” que a instituição de ensino adota. A ABNT fixa condições exigíveis para a redação e apresentação de qualquer texto. No que diz respeito a apresentação de textos científicos, as normas da ABNT não são tão específicas a ponto de regulamentarem tudo o que se vai apresentar. (MERTENS et al., 2007).

Conclusão

A conclusão é onde vai ter um breve esclarecimento de todos os pontos em aberto do seu TCC. Portanto é de extrema importância que ela esteja alinha e de acordo com os pontos levantados anteriormente durante o trabalho.

Muitos orientadores ao pegar um trabalho para revisão, vão direto a conclusão e ao resumo do TCC, pois assim eles tem uma ideia geral do que se trata o trabalho.

Concluindo

Esses cinco passos devem ser feitos com muita atenção, assim como o resto do trabalho também. Faça tudo isso e dificilmente você ficará reprovado no seu TCC.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Comprar TCC é crime?

Referências

MERTENS, Roberto S. Kahlmeyer; FUMANGA, Mario; TOFFANO, Claudia Benevento; SIQUEIRA, Fabio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Linguagem E Método. Rio de Janeiro – RJ: FGV Editora, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=O-kzGOOzh70C&printsec=frontcover. Acesso em: 11 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange