Plágio de Alta Densidade Amplo | Tipos de Plágio | #04

Compartilhar:

Se citar o mesmo autor muitas vezes de forma não sequencial ainda é plágio? Posso dar preferência a um autor específico? Como evitar o plágio de alta densidade amplo?

Plágio de alta densidade amplo no TCC

Esse tipo de plágio se da quando o aluno utiliza de uma grande predominância do mesmo autor em um só capítulo, mesmo que não seja de forma sequencial, como na imagem abaixo:

"Exemplo

Se reparar na imagem acima, Castro e Lazzari são citados 3 vezes de forma não consecutiva. Mas professor, mesmo se não for de forma consecutiva, ainda é plágio? Sim, mesmo que você dê espaços entre uma citação e outra, ter uma grande predominância de apenas um autor se enquadra em plágio.

O autor plagiário pesquisa em poucas fontes e acaba utilizando uma delas em excesso no trabalho, causando o plágio. (ESTRELA, 2018, p. 284).

Para evitar o plágio de alta densidade amplo no TCC, procure sempre mesclar os autores em suas citações por capítulo. É o que sempre falamos aqui, tem que ter um contraponto para as ideias apresentadas, mantendo a neutralidade axiológica.

Portanto, em vez de colocar 3 citações de um autor e 1 de outro como na imagem acima, busque mesclar essas citações de forma que não dê uma preferência muito grande a um autor só.

Concluindo

Vimos como que o plágio de alta densidade amplo se enquadra, como fazemos para evita-lo e mais outras diversas dicas. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. São Paulo – SP: Artes Médicas, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=67VIDwAAQBAJ. Acesso em: 2 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário