Será que TCC Bibliográfico é mais Fácil?

Compartilhar:

O momento da escolha de qual metodologia usar para elaborar um TCC nem sempre é algo muito fácil de ser feito, uma vez que esse trabalho é crucial na vida de qualquer estudante. E assim, é muito comum se perguntarem: será que TCC bibliográfico é mais fácil? Ou será que compensa mais fazer um de estudo de caso?

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

O primeiro item a ser pensado sobre o assunto é que o TCC bibliográfico de acordo com a norma ABNT, nada mais é do que uma revisão de literatura, sendo que até mesmo em sua introdução há itens que o diferenciam de demais, uma vez que segundo Ferrari, “muitas vezes é necessário explicar o motivo da escolha deste estilo de desenvolvimento de trabalho” (FERRARI, MOREIRA, VALDERRAMAS, 2015, pg. 58).

Na prática será que TCC bibliográfico é mais fácil?

Para responder o questionamento de que será que TCC bibliográfico é mais fácil, é importante ter ciência de que, por mais que sejam modalidades que contem com detalhes diferentes, na verdade, as duas têm o mesmo nível de dificuldade, porém, cada qual com as suas especificidades.

E é aí que entra o poder de escolha do aluno, porque além do guia de monografia, é ele que vai verificar qual das duas tem muito mais a ver com ele e pode ser mais fácil de acordo com o tema e com o que ele busca apresentar.

Tem gente que responde sim a pergunta será que TCC bibliográfico é mais fácil, por achar muito difícil criar um conteúdo sem ser assim, porém, foi levantada uma questão por Moreira muito pertinente sobre o assunto, de que “por se tratar de uma revisão de literatura, corre-se o risco de tornar a leitura tediosa pela repetição da forma de citação” (FERRARI, MOREIRA, VALDERRAMAS, 2015, pg. 59).

O Modelo bibliográfico 

O modelo de TCC bibliográfico e o de estudo de caso, diferem muito principalmente na parte em que há a necessidade de coleta de dados. Isso porque, se na segunda opção é possível realizar a pesquisa com pessoas para saber o que elas pensam sobre determinado assunto, já no bibliográfico é necessário fazer um verdadeiro resumo de livros de autores conceituados.

De forma que esse resumo é importante ser feito como fichamento. No fim, não é sempre que é necessário inserir essas fichas no TCC, vai muito de acordo com o que o orientador falar para o aluno.

Outro ponto essencial é que é necessário escolher os melhores autores e explicar por qual motivo eles foram escolhidos, isso é algo que pode ser muito considerado na questão de será que TCC bibliográfico é mais fácil?

Já na parte de metodologia, é necessário explicar que ela é qualitativa, e fazer tabulações e anotações de acordo com o que os autores falaram nas publicações adotadas.

Além do mais, algo essencial para auxiliar a pensar se será que TCC bibliográfico é mais fácil, é que se faz importante cruzar os dados encontrados em todos os livros, e assim, concluir algo com base no objetivo geral do trabalho e discutir tudo o que foi encontrado.

FERRARI, M.A.M.C; MOREIRA, M.R.; VALDERRAMAS, ZL. Manual De Elaboração E Normatização De Trabalhos De Conclusão De Curso. 1º. ed.: Biblioteca 24 Horas. 2015.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: