Quantas casas decimais devo utilizar nas tabelas?
Quantas casas decimais devo colocar nos números das tabelas? Quais são os princípios utilizados para esses números?
Quantas casas decimais devo utilizar no TCC?
É interessante sempre manter a padronização nos artigos científicos, isso demonstra organização e conta muitos pontos na hora da avaliação. As casas decimais de uma tabela vão depender muito do nível de precisão desejado.
Porém, no geral a recomendação é sempre utilizar o menor número de casa decimal possível, sem que atrapalhe o resultado final. Recomendamos que não use 3 casas decimais em uma coluna da tabela, 2 em outra, 4 em outra, etc. Mantenha sempre suas tabelas padronizadas.
Lista de tabelas Segundo a ABNT NBR 14724 (2011), as tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constitui unidade autônoma. Não se podem confundir tabelas com quadros, pois tabela é uma demonstração de dados numéricos, enquanto um quadro é a demonstração de dados alfanuméricos. (DIONYSIO, 2013).
O número de casas decimais é baseado no princípio de arredondamento, a aproximação, no geral, deve seguir o número mais impreciso.
Lembrando sempre que o menor número de casas decimais possível para a realização de cálculos com números “quebrados” são 3 casas. O que acredito que seja um bom número para se utilizar no trabalho, caso consiga utilizar menos casas decimais sem prejudicar o resultado final, utilize.
Concluindo
Vimos que manter a tabela padronizada é de suma importância para a organização de seu trabalho, buscando sempre utilizar o menor número de casas decimais possíveis, para facilitar o entendimento da tabela. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.
Referências
DIONYSIO, Rosana Cristina Colombo. Desvendando Os Segredos Do Tcc. 1. ed. Taquaritinga – SP: Clube de Autores, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=v-l7DwAAQBAJ. Acesso em: 13 jul. 2020.