Deixe as Tabelas e Quadros do seu TCC nas normas da ABNT!

Compartilhar:

Hoje veremos como formatar as suas tabelas e quadros para usar no seu TCC de acordo com as normas da ABNT. Assunto muito importante e que pode ser bem útil, então preste bastante atenção para não perder nenhum detalhe.

Formatando quadros na ABNT

Primeiramente vamos entender qual a diferença entre tabelas e quadros. Tabelas, normalmente tem alguma representação numérica e quadros tem apenas linhas e colunas, sem nenhum tipo de dado numérico.

A ABNT é de caráter privado e sem fins lucrativos, e tem por objetivo fornecer a base necessária para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, além de unificar e sistematizar a produção técnico-científica do país no concernente as normas para apresentação. (KRUGER, 2015)

Para formatar um quadro, você deve cola-lo sem formatação, e para fazer isso, selecione a opção e vá em Vincular e Usar Estilos de Destino.

Opção de colagem
Opção de colagem

O quadro deverá ficar semelhante a isso: (veja que tem dados numéricos porque faz parte do exemplo, mas quadro não poderia ter dados numéricos, caso contrário seria uma tabela)

Quadro ABNT
Quadro ABNT

E a formatação do quadro é basicamente essa, bem simples e sem nenhum grande segredo na hora de fazer, agora, vamos a formatação da tabela.

Formatando tabelas na ABNT

A primeira coisa que deve fazer é selecionar toda a sua tabela e dar dois cliques em cima da mesma. Ao fazer isso, vá na aba de design e selecione a opção de formatação Tabela de Lista 1 Clara.

Tabela de lista
Tabela de lista

Feito isso, com a tabela ainda selecionada, vá em sombreamento e escolha a opção sem cores.

Sombreamento
Sombreamento

Sendo assim, selecione a tabela inteira novamente, vá na parte de modelos prontos e selecione o de figura.

Opção de figura
Opção de figura

Isso tem que ser feito para que tenha uma relação de figuras em seu sumário, tanto nos quadros quanto nas tabelas.

LEIA TAMBÉM:  Por que o Gráfico de Contagem é o Ingrediente Secreto nos Resultados do TCC?

E sua tabela está pronta, simples, não é? Lembre-se sempre que as tabelas e os quadros são muito importantes para o seu TCC, dando uma maior interatividade ao trabalho.

Concluindo

Essa foi a aula sobre como formatar tabelas e quadros nas normas ABNT. Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nosso vídeos.

Referencias

KRUGER, Gisele. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT: Metodologia; TCC; ABNT. 1. ed. Joinville – SC, 6 fev. 2015

Compartilhar:

Deixe seu comentário