Como Identificar Sites Confiáveis para Citar no TCC

Compartilhar:

Atualmente com o acesso rápido de informações na internet, ficou mais fácil encontrar fontes de pesquisa para um TCC. Pode até ser possível fazer citações e criar referências bibliográficas de um site. Só tem um pequeno problema… Como identificar sites confiáveis para citar em um TCC?

Citações de sites conforme a ABNT 

É claro que antes de escrever qualquer coisa, deve-se seguir de perto as regras sobre citações de sites conforme ABNT. Conforme a NBR 6023, deve-se incluir o título da página, o autor, o ano da publicação. Mais importante ainda, é colocar nas referências bibliográficas o endereço do site a ser citado.

Um ponto a destacar é que todos esses detalhes prescritos na norma, estão disponíveis no Word da Microsoft. Assim, incluir citações e referências bibliográficas com base em um site ou página da internet é bem fácil.

Para isso, basta acessar a opção “Gerenciar Fontes Bibliográficas” na aba Referências e clicar no botão “Nova”. Agora, no campo “Tipo de Fonte Bibliográfica”, selecione a opção “Site”, daí é só preencher os campos solicitados.

Critérios para escolha de um site confiável

Contudo, não basta conhecer todos os requisitos da norma sem antes verificar a confiabilidade do site que irá citar. Afinal de contas, muitos sites podem com o tempo sair do ar e ficar indisponíveis para acesso. Então imagine a dor de cabeça que terá se incluir uma citação de um site inacessível em sua monografia!  

Ao pesquisar uma fonte online, procure sites governamentais e sites definitivos. Evite pesquisas em blogs e em redes sociais. Esses últimos não são comprovações cientificas e nem são definitivos, depois não tem como conferir. (OLIVEIRA, 2018)

Vale a pena dar atenção a esses fatores, já que não queremos ter nenhuma surpresa desagradável. Principalmente quando a banca resolver verificar sua fonte bibliográfica citada e perceber que esta não existe.

Itens  para levar em consideração

Então, a partir de agora, vamos nos concentrar nos itens que serão indispensáveis para que um site possa ser citado.

  1. Tempo do Site – verifique se há o perigo do site sair fora do ar;
  2. Extensão do Site – procure sites com extensões do tipo educacional (.edu) ou governamental (.gov);
  3. Autor do Site – investigue o autor, verifique se existe alguma restrição com respeito a sua popularidade. É alguém conhecido? É uma autoridade de renome?
  4. Tipo de Conexão – analise se o site possui uma conexão segura do tipo “https”; 
  5. Proprietário do Site – confirme se o site é realmente de propriedade do autor. Poderá cruzar essa informação “Whois.net” com a página “Sobre” do site em questão;
  6. Data de criação e expiração – cheque essa informação também no site “Whois.net” para saber a duração efetiva do site;
  7. Quantidade de autores – confirme se trata-se de um site publicado por apenas um autor. Pode ser difícil verificar a procedência se várias pessoas incluem suas publicações no site.

Além disso, é bom ver se no site possui conteúdos acadêmicos, voltado para artigos científicos, como teses, dissertações, etc. Mesmo que um TCC ou monografia não exija tal conteúdo.

Concluindo

Tomando esses cuidados necessários, certamente não terá surpresas desagradáveis ao fazer uma citação de um site. Além do que, todo aluno deseja que seu trabalho tenha um bom embasamento e seja digno de confiança.

LEIA TAMBÉM:  O Monografis é vitalício? Qual o prazo para fazer o TCC utilizando o Monografis?

Em qualquer caso, poderá recorrer ao Guia da Monografia em busca de orientação. Além de poder escrever um TCC dentro do que especifica a norma, poderá desenvolver seu próprio estilo sem receio.

Referências

OLIVEIRA, D. J. D. S. D. Arte De Escrever. 1ª. ed. Janaúba: [s.n.], v. I, 2018. 216 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário