Procurando revistas na Plataforma Sucupira

Compartilhar:

Como saber quais são as melhores revistas na plataforma sucupira? Muitos alunos tem essa dúvida por não saberem qual é o critério de avaliação utilizado para definir quais as revistas com a maior credibilidade entre as disponibilizadas pela CAPES.

Portanto, hoje a nossa colaboradora Janaína Guidolini, irá nos mostrar como escolher a melhor revista para a sua área.

Plataforma Sucupira

O primeiro passo é acessar o site da plataforma sucupira, clicando no link. No site da plataforma, você verá uma série de opções, escolha a opção do QUALIS.

Opções da Plataforma Sucupira
Opções da Plataforma Sucupira

Ao clicar, se abrirá para você uma página com uma série de textos informativos nos quais super recomendamos que leia, pois a plataforma está em atualização e esses textos explicam o que vai ocorrer e como está sendo o funcionamento da plataforma.

Muitas revistas acadêmicas no Brasil são de acesso livre. Revistas acadêmicas se diferenciam de uma revista vendida nas bancas por publicarem apenas o resultado de pesquisas na forma de artigos acadêmicos. (NOVA et al., 2019).

Uma importante observação a ser feita é que, por estarmos no fim de um quadriênio, a plataforma será atualizada em breve, portanto, dependendo do momento em que estiver lendo esse artigo, pode ser que não esteja mais a mesma coisa.

Após ler todo os textos informativos, clique na opção faça aqui a sua pesquisa, disponível no final da página.

Ao clicar, aparecerá para você a seguinte imagem abaixo:

Filtragem por quadriênio
Filtragem por quadriênio

Escolha sempre a opção com o período de tempo mais recente, para conseguir as revistas mais atualizadas, no nosso caso, escolhemos o quadriênio de 2013-2016. Na opção ao lado, onde pede o Título/ISSN, deixe-a em branco.

Depois que escolher o quadriênio desejado, aparecerá a você uma série de formulários para serem preenchidos com o intuito de filtrar da melhor forma possível as revistas para o aluno.

LEIA TAMBÉM:  9 perguntas que um artigo científico deve responder!
Opções de filtragem extra
Opções de filtragem extra

Basicamente, nesta etapa, onde está escrito área de avaliação, você escolherá a área de atuação do seu curso, nada muito complexo. ISSN e Título ficarão em branco a não ser que você já tenha em mente uma revista específica.

Por último a classificação, nela você terá as seguintes opções: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Onde A1 é a melhor classificação possível e C, a pior. Essas classificações são feitas pela CAPES com base na qualidade da revista e, principalmente, no fator de impacto dela dentro da comunidade.

Caso você esteja fazendo o seu mestrado, recomendamos que comece nas categorias B, caso já esteja no mestrado, fazendo um doutorado ou até mesmo um pós doutorado, recomendamos que sempre escolha revistas com categoria A.

No nosso exemplo, usaremos a categoria A1 para filtrar as nossas revistas e a área de avaliação de Ciências Ambientais. Este foi o resultado:

Resultado da filtragem
Resultado da filtragem

Uma série de revistas, todas com a classificação A1 e todas da área de Ciências Ambientais, assim, você terá em mãos, as melhores revistas da sua área para pesquisar, ler e publicar um futuro artigo nelas.

Fator de impacto

A principal coisa que você deve avaliar em uma revista, é o seu fator de impacto. Por exemplo, a revista Science of the Total Environment. Uma das revistas mais renomadas da área de Ciências Ambientais, vamos entrar no site da revista para vermos o seu fator de impacto.

Fator de impacto da Science Of The Total Environment
Fator de impacto da Science Of The Total Environment

Como podemos ver na imagem acima, o fator de impacto da revista é de 6.551, o que é considerado muito alto para a comunidade acadêmica. Uma realidade que vivemos é de que as revistas brasileiras possuem um fator de impacto muito baixo e, dificilmente, terão um maior que 1.

LEIA TAMBÉM:  O que é um artigo científico?

Se você fizer um teste, a revista Science of the Total Environment está com a classificação A1 no site da CAPES, comprovando que é uma revista muita qualidade.

Revista Science of the Total Environment na CAPES

Escopo da revista

Outra parte importante que deve ser observada antes de mandar um artigo para uma revista escolhida por você é o escopo da mesma. O escopo nada mais é do que a área de assuntos abrangidos pela revista. Mesmo a revista sendo da sua área de atuação, pode ocorrer dela não abranger o assunto em específico que você está falando.

Concluindo

Sendo assim, podemos perceber que as revistas possuem todo um sistema de avaliação que é baseado não só na qualidade, mas também no fator de impacto da revisa. Vimos também que toda revista possui um escopo que deve ser avaliado anteriormente.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. [S. l.], 21 nov. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=80a_DwAAQBAJ. Acesso em: 4 jan. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange