Aprenda a técnica TSAC e dê adeus as Revisões Infinitas do Orientador!

Compartilhar:

TCC bate e volta! Vídeo mostra o porquê seu TCC fica em uma revisão infinita. Vai para o orientador e volta com revisões, vai e volta. Use a técnica TSAC e dê adeus as revisões infinitas.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

REVISÃO DE LITERATURA - TÉCNICA TSAC

O que é a técnica TSAC?

Antes de entender o que é TSAC você precisa entender o que não é.

  • Não é uma técnica que você encontra nos livros de metodologia;
  • Não é citação indireta ou direta;
  • Não é escrita para evitar erros de português;
  • Não é uma técnica exclusiva para TCC;

Então o que é ?

O TSAC é a siga para as iniciais de sua função principal:

  • T – Tópico Frasal
  • S – Sustentação
  • A – Argumentação
  • C – Conclusão

É uma forma de escrita baseada em frases onde cada uma embasa a outra se tornando uma unidade protegida contra plágio e revisões de banca TCC. Se você domina esses 4 itens acima, então você sabe escrever de forma profissional.

Como usar o TSAC no meu TCC ?

Essa técnica foi criada pelo canal Guia da Monografia e tem espalhado por toda a internet. Mas a verdade é que todos os itens acima já existiam a milhares de anos. Então como o Guia criou a técnica ?

O Guia da Monografia apenas organizou em uma sequencia onde cada parágrafo protege o outro se tornando uma unidade protegia e a prova de falhas e plágio.

Então cada etapa dessa é uma parágrafo? sim e não. Sim, pois pode ser um parágrafo e não, pois também pode ser frases de um parágrafo.

Vamos supor que esteja escrevendo um capítulo de TCC e no seu primeiro parágrafo não saiba o que escrever. Nesse caso, então você faria algo assim:

LEIA TAMBÉM:  Revisão de Literatura Metodologia - Protocolo de Inclusão e Exclusão

O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.

A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.

A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.

A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:

Software Orientador de TCC
Fonte: Guia da Monografia (2014)

De forma que um ponto essencial para que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que entenda que ela consiste em estruturar o conteúdo em blocos em três partes (as 3 primeiras citadas acima), um sustentando o outro e por fim só concluir a ideia.

E assim, o parágrafo precisa contar com 4 frases, cada qual de acordo com um desses blocos. Porém, há casos em que é possível contar com menos, dependendo muito do contexto. Mas nunca menos do que duas frases.

Como o TSAC funciona por parágrafo ?

Para que funcione por parágrafo, então cada parágrafo iria representar o TSAC. De modo que o primeiro seria o tópico frasal, já o segundo seria uma citação, no caso a SUSTENTAÇÃO e assim por diante.

Para isso o Guia da Monografia desenvolveu uma técnica chamada TCC em blocos. Assim, cada bloco protege o outro, mas na verdade o TCC em blocos é simplesmente a aplicação do TSAC de forma ampla.

LEIA TAMBÉM:  Processo de Escrita da Revisão de Literatura

Técnica TSAC exemplo

Frase 1 – TÓPICO FRASAL:

O que é Marketing ?

R: Marketing é um processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Obs.: Pegue o gravador do celular, se pergunte o que é Marketing e responda. Grave sua resposta, depois ouça e transcreva. Assim você vai garantir que não copiará nada dos autores. Lembrando que o exemplo aqui é Marketing, você vai trocar para o seu tema.

Frase 2 – SUSTENTAÇÃO:

Para que serve o Marketing de acordo com algum autor?

R: Para Bazzo e Pereira (2009) o Marketing serve para promover a troca saudável entre pessoas, busca a solução de necessidades das pessoas, a fim de resolver possíveis problemas.

Obs.: Pegue o livro mais relevante de e procure responder para que serve o Marketing? Depois, leia, mentalize e escreva o que lembrar, use esse vídeo como base: https://youtu.be/6fRy7YImZkI

Frase 3 – ARGUMENTAÇÃO:

Por que o Marketing é importante?

R: A importância do marketing é buscar equilibrar esforços em preço, produto, distribuição e promoção de modo a melhorar o relacionamento empresa-consumidor

Obs.: Escreva o que você sabe. Use o gravador mais uma vez. Imagine que alguém está te perguntando e o que você responder grave para escrever aqui. Foque em falar da citação anterior. Se sentir inseguro e quiser ler algo antes, então tem que ser o livro da frase 2 e cite o autor.

Frase 4 – CONCLUSÃO:

Concluir conectando o conceito, função e importância.

R: Fica evidente, diante desse quadro que para uma publicidade honesta, portanto levando o que as pessoas precisam no momento exato da vida dela é isso determina a estratégia de vendas e o desenvolvimento do negócio, finalmente equilibrar os esforços em relacionados a preço e distribuição melhorando a forma de comunicação da empresa com o cliente.

Existem mais modelos ?

Agora imagina um Assistente Virtual com vários desses modelos, seria surreal, não seria ?

Modelos para escrever uma introdução, para escrever uma conclusão, resumo, capítulo de referencial teórico, capítulo de pesquisa, resultados, revisão de literatura e revisão bibliográfica entre outros.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.REVISÃO DE LITERATURA - TÉCNICA TSAC

Compartilhar: