Aprenda a técnica TSAC e dê adeus as Revisões Infinitas do Orientador!

Compartilhar:

TCC bate e volta! Vídeo mostra o porquê seu TCC fica em uma revisão infinita. Vai para o orientador e volta com revisões, vai e volta. Use a técnica TSAC e dê adeus as revisões infinitas.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

REVISÃO DE LITERATURA - TÉCNICA TSAC

O que é a técnica TSAC?

Antes de entender o que é TSAC você precisa entender o que não é.

  • Não é uma técnica que você encontra nos livros de metodologia;
  • Não é citação indireta ou direta;
  • Não é escrita para evitar erros de português;
  • Não é uma técnica exclusiva para TCC;

Então o que é ?

O TSAC é a siga para as iniciais de sua função principal:

  • T – Tópico Frasal
  • S – Sustentação
  • A – Argumentação
  • C – Conclusão

É uma forma de escrita baseada em frases onde cada uma embasa a outra se tornando uma unidade protegida contra plágio e revisões de banca TCC. Se você domina esses 4 itens acima, então você sabe escrever de forma profissional.

Como usar o TSAC no meu TCC ?

Essa técnica foi criada pelo canal Guia da Monografia e tem espalhado por toda a internet. Mas a verdade é que todos os itens acima já existiam a milhares de anos. Então como o Guia criou a técnica ?

O Guia da Monografia apenas organizou em uma sequencia onde cada parágrafo protege o outro se tornando uma unidade protegia e a prova de falhas e plágio.

Então cada etapa dessa é uma parágrafo? sim e não. Sim, pois pode ser um parágrafo e não, pois também pode ser frases de um parágrafo.

Vamos supor que esteja escrevendo um capítulo de TCC e no seu primeiro parágrafo não saiba o que escrever. Nesse caso, então você faria algo assim:

O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.

LEIA TAMBÉM:  Seu TCC e da NASA?

A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.

A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.

A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:

Software Orientador de TCC
Fonte: Guia da Monografia (2014)

De forma que um ponto essencial para que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que entenda que ela consiste em estruturar o conteúdo em blocos em três partes (as 3 primeiras citadas acima), um sustentando o outro e por fim só concluir a ideia.

E assim, o parágrafo precisa contar com 4 frases, cada qual de acordo com um desses blocos. Porém, há casos em que é possível contar com menos, dependendo muito do contexto. Mas nunca menos do que duas frases.

Como o TSAC funciona por parágrafo ?

Para que funcione por parágrafo, então cada parágrafo iria representar o TSAC. De modo que o primeiro seria o tópico frasal, já o segundo seria uma citação, no caso a SUSTENTAÇÃO e assim por diante.

Para isso o Guia da Monografia desenvolveu uma técnica chamada TCC em blocos. Assim, cada bloco protege o outro, mas na verdade o TCC em blocos é simplesmente a aplicação do TSAC de forma ampla.

Técnica TSAC exemplo

Frase 1 – TÓPICO FRASAL:

O que é Marketing ?

R: Marketing é um processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Obs.: Pegue o gravador do celular, se pergunte o que é Marketing e responda. Grave sua resposta, depois ouça e transcreva. Assim você vai garantir que não copiará nada dos autores. Lembrando que o exemplo aqui é Marketing, você vai trocar para o seu tema.

Frase 2 – SUSTENTAÇÃO:

LEIA TAMBÉM:  Os 3 Erros Mais Comuns no TCC

Para que serve o Marketing de acordo com algum autor?

R: Para Bazzo e Pereira (2009) o Marketing serve para promover a troca saudável entre pessoas, busca a solução de necessidades das pessoas, a fim de resolver possíveis problemas.

Obs.: Pegue o livro mais relevante de e procure responder para que serve o Marketing? Depois, leia, mentalize e escreva o que lembrar, use esse vídeo como base: https://youtu.be/6fRy7YImZkI

Frase 3 – ARGUMENTAÇÃO:

Por que o Marketing é importante?

R: A importância do marketing é buscar equilibrar esforços em preço, produto, distribuição e promoção de modo a melhorar o relacionamento empresa-consumidor

Obs.: Escreva o que você sabe. Use o gravador mais uma vez. Imagine que alguém está te perguntando e o que você responder grave para escrever aqui. Foque em falar da citação anterior. Se sentir inseguro e quiser ler algo antes, então tem que ser o livro da frase 2 e cite o autor.

Frase 4 – CONCLUSÃO:

Concluir conectando o conceito, função e importância.

R: Fica evidente, diante desse quadro que para uma publicidade honesta, portanto levando o que as pessoas precisam no momento exato da vida dela é isso determina a estratégia de vendas e o desenvolvimento do negócio, finalmente equilibrar os esforços em relacionados a preço e distribuição melhorando a forma de comunicação da empresa com o cliente.

Existem mais modelos ?

Agora imagina um Assistente Virtual com vários desses modelos, seria surreal, não seria ?

Modelos para escrever uma introdução, para escrever uma conclusão, resumo, capítulo de referencial teórico, capítulo de pesquisa, resultados, revisão de literatura e revisão bibliográfica entre outros.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.REVISÃO DE LITERATURA - TÉCNICA TSAC

Compartilhar: