O que é Revisão Bibliográfica ou Revisão de Literatura

Compartilhar:

Seguro contra desastre na Revisão de Literatura. Entenda os principais conceitos e entenda o que é uma revisão bibliográfica. Mesmo que você esteja cheio de dúvidas o que será mostrado hoje vai te ajudar

Com apenas um conceito poderoso você vai entender o que é preciso fazer, por exemplo, em uma revisão de literatura sistemática. Nos próximos vídeos falaremos sobre os tipos de revisão, tanto revisão integrativa de literatura quanto revisão narrativa da literatura.

A Revisão Bibliográfica também é denominada de Revisão de literatura ou Referencial teórico. A Revisão Bibliográfica é parte de um projeto de pesquisa, que revela explicitamente o universo de contribuições científicas de autores sobre um tema específico.  (SANTOS e CANDELORO, 2006, p. 43).

Conforme citado acima, podemos afirmar que Revisão de literatura é o mesmo que Revisão bibliográfica ou até mesmo referencial teórico e embasamento teórico. Temos então, uma coleção, leitura e estudo das fontes importantes sobre um tema.

Revisão de literatura é o mesmo que fundamentação teórica?

SIM! é o mesmo. Então por que se escuta tantos termos diferentes? A resposta é que para cada etapa tem-se um nome mais adequado. Por exemplo, para projeto o nome fundamentação teórica se adéqua mais, já no TCC em si, chama-se referencial teórico.

Veja que enquanto no projeto TCC são apenas fundamentos, no TCC já é a referência da pesquisa toda. Por essa razão você pode ouvir diferentes termos, mas tenha um detalhe em mente e sempre saberá: Se vai cruzar ideias e teorias de autores, então é referencial teórico, Revisão de Literatura, fundamentação e etc. Toda coleção e leitura de estudos já pode se caracterizar como sendo uma revisão bibliográfica.

Uma revisão de literatura em um projeto provê uma visão geral atual sobre um tema. Seu principal foco é realizar uma lista dos principais conceitos e estudos. Por essa razão seu tão conhecido apelido de Estado da arte, devido sua caraterística exploratória no estudo de um problema ou tema amplo.

LEIA TAMBÉM:  Revisão de Literatura: As Fontes de Consulta

Para ter uma revisão de literatura pronta é preciso realizar um levantamento do que há de atual sobre um tema, porém, não precisa necessariamente ter no título do trabalho que é uma revisão de literatura, isso é opcional.

Uma parte sempre exigida do projeto, e nem sempre compreendida, é a denominada revisão bibliográfica. Esse item não deve ser uma lista pasmaceira de autores e livros que abordaram o tema, mas sim a descrição do estado-da-arte, ou seja, do conhecimento atual sobre o problema.  (BARRAL, 2007, p. 60).

Como exposto pelo autor acima, devemos nos questionar: O que sabemos sobre esse tema até o momento? Essa será a primeira etapa de uma revisão.

Revisão de Literatura TCC Exemplo

É no mínimo esperado que seja mostrado o que a literatura mostra sobre esse tema, conectar suas ideias com outras literaturas e avaliar a literatura sobre o tema.

Para isso, você precisa seguir um protocolo rígido se quiser uma revisão de literatura artigo sendo publicada. Dessa forma, temos disponível em nosso dropbox uma pasta contendo todos os arquivos que você precisa e ainda diversos exemplos.Revisão de Literatura

Após clicar no link acima, será solicitada sua autorização para que possamos te enviar o conteúdo por e-mail. Essa prática tem evitado SPAM e nos resguarda o direito de te mandar o material por e-mail. Não enviamos e-mail sem sua autorização.

Referencias Bibliográficas

BARRAL, W. B. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. 210 p.

SANTOS, V. D.; CANDELORO, R. J. Trabalhos Acadêmicos: Uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre/RS: AGE Ltda, 2006. 149 p.

 

Compartilhar: