Série Resultados TCC – Como Fazer os Resultados de TCC Passo a Passo

Compartilhar:

Hoje começamos uma nova série no canal e no blog, uma série de artigos e vídeos sobre como fazer os resultados do seu TCC passo a passo. Vou ensinar muitas dicas e técnicas para deixar os resultados do seu TCC o mais completo possível.

Acesse a série completa sobre Resultados TCC

TCC EM BLOCOS

Tenha já acesso aos Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Qual a relação da coleta de dados com o tipo de tratamento?

Para começarmos, gostaria de pedir para que imaginasse uma casa, qualquer tipo de casa que vier na sua mente, imaginou? Agora, gostaria que você pensasse na história dos 3 porquinhos e imaginasse que existem casas de palha, madeira e tijolos.

No final das contas, o resultado da sua imaginação vai ser sempre uma casa, independente do material utilizado, sempre vai terminar em uma casa.

Escrever um trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma tarefa acadêmica que exige especial atenção dos estudantes que se encontram na fase de conclusão dos seus cursos de graduação. (PICOLLI, 2006)

E é assim que funciona os resultados do TCC. No meio do processo a pessoa tem que coletar o material, projetar o material e formar uma casa. Então é basicamente você coletar os dados, projetar como esses dados vão ser trabalhados e formar os seus resultados do TCC.

Os resultados se baseiam em 3 passos:

  • Escolha do material – Onde você faz a coleta dos dados escolhendo qual tipo de dado vai ser trabalhado.
  • Análise e Interpretação – Onde você vai pegar e fazer uma análise e interpretação dos dados coletados.
  • Apresentação – Após feita a coleta e análise, resta realizar a apresentação dos dados já prontos.
LEIA TAMBÉM:  Como Transcrever Entrevista Automaticamente

Algumas faculdades e instituições não diferem a análise da apresentação, porém, irei ensinar como funciona ambas e, você, deverá adaptar-se as exigências de sua instituição de ensino.

Porém necessito de que fique fixo para você que todo tipo de pesquisa tem a coleta, interpretação e resultados, esses vão sempre ser os 3 pilares da pesquisa.

Posso utilizar qualquer coisa como coleta de dados?

Aqui vão alguns dados que podem ser utilizados para a coleta:

  • Documentos;
  • Questionários;
  • Entrevistas;
  • Revisões bibliográficas;
  • Documentários;
Dados que podem ser utilizados para a coleta
Dados que podem ser utilizados para a coleta

Basicamente pode ser qualquer coisa, desde que seja algo com fundamentação para ser utilizado como coleta de dados, não vá me colocar um filme que não tem nada a ver com o assunto do seu TCC.

Porém, desde que tome esse tipo de cuidado, qualquer tipo de dado é válido.

Todo TCC tem uma base de coleta, você só precisa entender qual é a do seu.

Vislumbre o seu desenvolvimento

O ideal para o desenvolver do seu TCC é que você vislumbre o que pretende fazer no decorrer dele. Utilize recursos tecnológicos, técnicas inovadoras e tente planejar o máximo possível.

É claro que nunca sabemos como vai ser 100% o nosso TCC, porém, se você conseguir vislumbrar uma boa parte do seu, já terá meio caminho adiantado, podendo até lidar melhor com imprevistos e focar em outras coisas que não foram tão planejadas.

Concluindo

Portanto, é basicamente isso, se as coisas ficaram meio confusas pra você nesse artigo, não se preocupe, durante a série irei apresentar e mostrar como funciona cada um dos itens citados.

Referencias

PICCOLI, João Carlos Jaccottet. Normalização Para Tcc Em Ed. Física. 2. ed. São Paulo – SP: Editora da ULBRA, 2006.

Compartilhar:

Deixe seu comentário