Os resultados negativos são importantes?

Compartilhar:

Se você usar os resultados negativos, você pode reprovar? O que fazer quando tenho a hipótese refutada? Se isso acontecer no meio do TCC, devo refazer tudo?

Os resultados negativos são importantes?

Muitos entendem como resultados negativos aqueles que negam a hipótese. Esse resultado não é negativo, muito pelo contrário, o resultado foi tão positivo a ponto de ajudar o cientista a derrubar uma hipótese.

Portanto, predições que são testáveis por métodos científicos se chamam hipóteses de pesquisa. Uma hipótese de pesquisa é uma predição que relaciona, no mínimo, uma variável independente a uma variável dependente. (SANTO, 1992).

Isso não significa em nada que o seu estudo esteja errado.

Mas como assim, nega a hipótese? Vamos tomar, como exemplo, que a sua hipótese inicial era de que a casa é amarela, porém, durante o desenvolvimento do estudo, conseguiu-se provar que a casa é azul.

Esse é um resultado dado como negativo, pois ele nega a hipótese inicial, porém, de negativo temos somente o nome, pois como dito acima, conseguir derrubar uma hipótese é um grande feito para um cientista.

Portanto caso você consiga um resultado negativo, terá de adaptar o seu trabalho para essas mudanças e explicar quais foram as causas que levaram a esse tipo de resultado e talvez você tenha que reestruturar o seu objetivo geral.

Mas lembre-se sempre que um resultado “negativo” não significa que o seu trabalho está errado, apenas vai exigir um pouco mais de trabalho para ser feito.

Concluindo

Agora que você sabe o que é que chamamos de resultado “negativo”, consegue entender melhor caso isso aconteça em seu TCC e saberá como prosseguir. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Como escrever os Resultados e discussão do TCC parágrafo por parágrafo

Referências

SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. 1. ed. São Paulo – SP: Edições Loyola, 1992. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=yOVadaBhVRAC. Acesso em: 23 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário