Os Resultados do TCC Estão inconclusivos, e agora?

Compartilhar:

Sabe aquelas horas que você faz tudo certo, mas no momento de conferir os dados pesquisados, bate aquele medo. Ai meu Deus, os resultados do TCC estão inconclusivos!

É bom entender um pouco sobre como é a estrutura de um TCC antes de se desesperar.

Resultados inconclusivos, o que se espera do TCC

Quando iniciamos um trabalho de pesquisa é bem provável que tenhamos uma tese em mente que gostaríamos de defender. Mas no decorrer dos trabalhos podemos ter algumas surpresas indesejadas. Os dados estatísticos nos levam numa direção diferente do que desejávamos.

Neste ponto podemos ficar um tanto temerosos porque desenvolvemos uma argumentação baseado na tese que tínhamos em mente.

Mas antes de entrar em pânico, é bom entender qual é a estrutura básica de um TCC.

A estrutura física de um trabalho acadêmico compreende o formato como ele é apresentado, ou seja, como deve ser formatado e digitado. (COLOMBO DIONYSIO, 2013)

Sendo assim, o que se espera de um bom TCC em toda sua forma é uma descrição detalhada de uma pesquisa. Neste caso, os resultados poderão ser variados sem se levar em conta uma pretensa expectativa. Veja nosso artigo sobre como elaborar resultados no TCC clique aqui.

Com isso em mente, talvez precisaremos simplesmente de alguns ajustes para apresentar aquilo que se espera de um TCC.

O que fazer quando os resultados do TCC parecem inconclusivos?

Suponhamos que após verificar que um surto de enfermidades comece a acometer algumas crianças de um bairro. Você suspeita que devido a poluição, o rio que passa por ali seja o foco desse problema. Então você faz todas suas pesquisas com essa tese em mente, mas no final, pelos dados coletados, conclui-se algo diferente.

LEIA TAMBÉM:  Como DIVIDIR os Capítulos de um TCC

E agora? Toda sua dissertação foi baseada em sua tese – o rio era a fonte do surto. Mas os dados são inconclusivos. Não sustentam sua tese inicial. O que fazer?

Naturalmente se um TCC for apresentado com essa estrutura poderá de fato acarretar dificuldades na banca. Contudo, lembrando do que se espera de um TCC, alguns pequenos ajustes na apresentação podem resolver o problema.

Por exemplo: ao invés de no tema usar o “Como”, do tipo, “Como o rio ‘tal’ tem afetado a saúde. . .”. Pode-se mudar para “De que forma”. Assim, a ideia básica de descrição de um TCC se sustentaria, já que independente do resultado o problema foi apresentado.

Ademais, será verificado que em sua tese inicial, um dado percentual se confirma, embora o foco do problema seja outro.  É bom não esquecer de incluir esse percentual como amostra em sua metodologia.

No final, é tudo uma questão de apenas apresentar os resultados, sejam eles quais forem, sem omitir nenhum dado importante.

Concluindo

Fica claro que com alguns pequenos ajustes, não será necessário descartar sua tese inicial. Bastará simplesmente redirecionar o foco do problema, distribuindo as responsabilidades daquilo que os dados apresentarem.

Mesmo que os dados de sua pesquisa pareçam inconclusivos, poderá se beneficiar com as melhores saídas com suporte do Monografis.

 

Referências

COLOMBO DIONYSIO, R. C. Desvendando Os Segredos Do Tcc. Taguatinga: Clube de Autores, 2013. 95 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário