CUIDADO: Um detalhe importante para estudo muito específico!

Compartilhar:

Muitos alunos tem dúvidas de quando ou não devem fazer a generalização em seus TCCs, portanto, no artigo de hoje iremos falar um pouco do que se trata a generalização e como ela é feita na maioria dos casos.

Generalização no TCC

Para começo de conversa, o que é a generalização? Nada mais é que agrupar generalizando, isso quer dizer crescendo o grupo, já seu oposto seria especificar, que seria agrupar reduzindo o grupo. Se estamos em uma festa e quero generalizar, digo, fui em uma festa com várias pessoas. Neste caso, generalizei crescendo o grupo, se quisesse especificar, diria, fui em uma festa da turma, reduzindo, ou…fui em uma festa só de garotas, especificando o gênero.

É importante generalizar seu estudo e possibilitar que a pesquisa da qual você está se envolvendo possa ser replicada em outros lugares e não ser muito “específica” somente na sua cidade ou na cidade escolhida para a realização da pesquisa.

A estatística prevê a generalização dos resultados. Quando não há amostra representativa não há generalização, e sim generalidade, que refere-se ao grupo estudado. (FURTADO; DUARTE, 2017).

Por mais que você estude um fenômeno que ocorre em determinado local, como por exemplo, estudar a bacia hidrográfica de São José dos Campos, isso não significa que pessoas de outros lugares não possam replicar este estudo.

A não ser que o estudo se limite a uma característica específica do local onde está sendo feito, neste caso, não caberia, pois este fenômeno não acontece em outros lugares do mundo.

Portanto, sempre que o estudo se limita a características gerais de um fenômeno, das quais acontecem em qualquer lugar do planeta, é possível realizar a generalização deste estudo sem muitos problemas.

LEIA TAMBÉM:  É possível fazer artigo científico com o Monografis?

Concluindo

A generalização é uma técnica muito utilizada e agora você sabe como funciona. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FURTADO, Maria Sueli Viana; DUARTE, Simone Viana. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. 1. ed. São Paulo – SP: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ. Acesso em: 23 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário