Relações Causais – O primeiro erro que você vai cometer nos Resultados do TCC?

Compartilhar:

Hoje falaremos do estabelecimento das Relações Causais, preste bastante atenção pois quando se trata de Relação Causal, tem muita coisa que pode gerar uma polêmica.

Quando penso na causalidade eu lembro do filme Matrix, no filme existia um personagem chamado Merovingian, esse personagem gostava muito de falar sobre causalidade e existe uma fala onde ele diz: “Causalidade, ação e reação, causa e efeito.”. Essa fala basicamente resume o significado de causalidade.

Como funciona a causalidade nos resultados TCC

A causalidade tá muito interligada com a estatística por conta de que são dois eventos, A e B. O evento B só aconteceu por causa do A, um menos o outro não seria nada. As coisas que acontecem ao acaso geralmente têm uma certa causa, às vezes, a causa é você mesmo. Existe um livro do Paulo Poli onde ele diz que:

Sabedoria é o ponto onde o homem cansa de enganar a si mesmo (POLI, 2019)

E o que isso tem a ver com o seu texto? Basicamente você vai pegar, entender qual é a causa e o efeito de algum assunto dentro do seu TCC. Em outras palavras, isso está ligado ao seu objetivo geral e aos objetivos específicos. Como assim? Se você tem um custo de produção e um lucro, esse lucro é o evento B, pois ele é causado pelo evento A (custo de produção).

Como resultado, tendo essas informações você pode realizar estudos dentro do seu TCC utilizando algumas ferramentas como a análise de trajeto, regressão linear e regressão múltipla que são ferramentas de estatística, o que não é o foco do canal. Muita gente pede pra falar mais sobre estatística, porém não sou especialista no assunto.

LEIA TAMBÉM:  Surpreendente como a Análise Bidimensional possibilita fazer gráficos com dados Qualitativos!

Apenas mostrarei como fazer, para que serve e como você pode utilizar isso no TCC. Caso tenha mais dúvidas, recomendo que busque na internet que com certeza terão professores de estatística ensinando melhor.

Regressão Linear

Na regressão linear você vai pegar o evento A e o evento B e vai fazer uma correlação entre eles, por exemplo, sou praticante de Jiu-Jitsu e no Jiu-jitsu você tem que ir treinando bastante pra ir subindo de faixa. Se quisesse saber se o tempo de treinamento influencia no nível de faixa, como faria? Listaria de um lado os atletas, do outro, o tempo de treinamento e por fim, o nível de faixas.

Regressão Linear
Tabela Regressão Linear

Depois seria feito uma tabela de Regressão Linear que nada mais é do que você relacionar o tempo no eixo X e o nível da faixa no eixo Y, relacionando a ligação entre os dois. Por fim, fazendo os “pontinhos” dessas ligações e traçaria uma linha reta, após traçar essa linha reta, seria feito um cálculo estatístico pra saber se realmente tem influência, bem simples né?

Regressão Linear
Gráfico Regressão Linear

Basicamente, você precisa entender que tem uma variável dependente e outra independente, a variável independente é resultante da dependente.

Relação Causal no seu TCC

O que você tem que fazer agora? Pegar seu objetivo geral e analisar ele de um lado ao outro, provavelmente ele estará fazendo correlação de uma coisa com outra, por exemplo, “Será que o estudo do custo de produção influencia na venda de carros?”, tem-se a causa e o efeito e deve-se analisar isto.

Posteriormente, entendendo a diferença entre as variáveis e sabendo o momento exato de fazer a Regressão Linear. Analisando as tabelas, caso se tenha uma tabela multivariada, terá que ser feita uma Regressão Linear Múltipla, onde se analisa várias variáveis por vez, e não apenas uma.

LEIA TAMBÉM:  Histograma para TCC - O que o Orientador não te ensina

Por exemplo, o lucro depende do custo de produção e do custo de marketing, só nesse exemplo já são duas variáveis pra uma, configurando-se assim uma tabela multivariada e sendo necessário o uso de uma tabela de Regressão Linear Múltipla.

Concluindo

Portanto, deve-se encontrar a causa e o efeito no seu objetivo geral e ir fazendo as tabelas, utilizando sempre o máximo de variáveis possíveis para se ter um estudo mais completo e um resultado mais preciso. Lembrando sempre que caso seja necessário, busque ajuda de um profissional em estatística para te auxiliar.

Referências

POLI, Paulo. Insights:: Sabedoria é o ponto onde o homem cansa de enganar a si mesmo. 1. ed. São Paulo -SP: Editora Viseu Ltda, 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário