Não consigo encontrar referências para o TCC – O que fazer?

Compartilhar:

Pesquisou várias vezes e não consegue encontrar referências? Veja nesse artigo dicas de como conseguir encontrar referências para o seu TCC de forma rápida e tranquila de se fazer.

O que fazer para encontrar referências?

A principal dica que dou é definir strings de busca ou pesquisa. O que é uma string de busca? Strings de busca significa você fracionar o seu tema em várias palavras-chave, fazendo isso em cada capítulo.

As palavras-chave ou descritores devem reduzir os interesses da pesquisa, a fim de evitar recuperação de citações indesejáveis. As palavras-chave, uma vez no computador, podem ser usadas para uma busca completa ou para uma busca controlada. (ESPÍRITO SANTO, 1992, p. 89)

Vejamos o exemplo de um tema: Visão sobre a neurociência na inteligência emocional.

palavras-chave e string de consulta
Fonte: Guia da Monografia(2020)

Talvez você tente procurar por “neurociência na inteligência emocional” e não ache muita coisa. Isso porque é você que fará essa análise bidimensional através de correlação ou relação causal, estudando a neurociência com inteligencia emocional.

Você precisa criar as palavras-chave:

  • neurociência,
  • inteligencia emocional;

Só depois ir em busca dos conteúdos individualmente. Cruzá-los é tarefa sua.

Lógico que existirão mais capítulos com novos temas e o processo se repete.

Por isso que sempre sugerimos definir os capítulos antes de ir em busca de literatura. Ou seja, os passos que você tem que seguir são:

  • Estruturar os tópicos (capítulos) do seu TCC antes de começar a procurar por literaturas;
  • Definir palavras-chave capítulo por capítulo e ir buscando as referências através das palavras-chave;

Mas professor, por que devo definir palavras-chave? Então, todas as plataformas de pesquisa que temos hoje (Google, YouTube, etc.) utilizam o sistema de palavras chave para elencar seu conteúdo.

LEIA TAMBÉM:  11 Erros Gramaticais que Você NÃO Pode Cometer no TCC ❌

Portanto, se você quer pesquisar sobre monografia, não faz sentido fazer a busca com uma palavra que não esteja relacionada a monografia.

Por isso que recomendamos que você divida seus capítulos em palavras-chave, facilitará demais a sua busca.

Concluindo

Esse foi o artigo de hoje? Foi útil para você? Caso tenha te ajudado, compartilhe para os seus amigos e caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

ESPÍRITO SANTO, Alexandre. Delineamentos de metodologia científica. São Paulo: Edicoes Loyola, 1992. 174 páginas. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=yOVadaBhVRAC. Acesso em: 30 abr. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário