REFERENCIAL TEÓRICO – O que colocar?

Compartilhar:

O que colocar no Referencial Teórico professor? Muitos alunos me mandam essa dúvida e por isso, hoje, tirei um tempinho para tentar esclarecer da melhor forma possível e tirar todas as suas dúvidas em relação a isso, portanto, acompanhe o artigo com atenção que iremos discorrer sobre o assunto.

O que colocar no Referencial Teórico?

Essa pergunta possuí duas vertentes, a primeira é o que colocar como capítulo do referencial teórico e a segunda, o que colocar como texto. Então vamos ver como definir os capítulos do referencial teórico.

Vamos imaginar que estou fazendo um estudo sobre o estado da água, e, para isso, preciso descobrir o pH da água. Sabendo disso, seria preciso explicar o que é pH da água, etc. Caso queira falar sobre a pureza da água, precisaria explicar o que é a pureza e por aí vai.

E tudo isso seria dividido em capítulos, um que explica sobre o pH, outro que explica sobre a pureza, etc. Isso serve também para o Referencial Teórico, tudo que você for falar, será preciso um capítulo.

O referencial teórico é a parte de fundamentação do projeto. Ele é apresentado na forma de uma redação dissertativa, com argumentos e citações que dão uma ideia clara de onde você está partindo, ou seja, de qual é o ponto de vista teórico adotado para a execução de seu trabalho. (JUNIOR, 2012).

O Referencial Teórico nada mais é do que um apanhado empírico e teórico de tudo que tem hoje sobre o assunto abordado, portanto, apegue-se a isso.

O segundo ponto a ser falado é sobre conteúdo, no nosso capítulo sobre pH da água, você acha um livro e não sabe o que por daquele livro, no capítulo. Uma vez, vi um vídeo do professor Pier de como estudar de forma eficiente.

LEIA TAMBÉM:  Como Validar o PARÁGRAFO do TCC

Neste vídeo ele te ensina a como estudar para uma prova, fazendo uma espécie de “cola”, ou seja, anotando tudo que você acha de mais importante sobre aquele tema estudado, no nosso caso o pH da água.

O nome disso é fichamento de conteúdo, fazendo essas marcações dos assuntos importantes, automaticamente você terá o que colocar no seu capítulo do Referencial Teórico.

Concluindo

Viu como é bem simples entender o que colocar no Referencial Teórico? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

JUNIOR, Celso Ferrarezi. Guia do trabalho científico: do Projeto à Redação Final. [S. l.]: Editora Contexto, 9 fev. 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3cNnAwAAQBAJ. Acesso em: 16 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário