Referencial Teórico – Não se esqueça disso

Compartilhar:

O referencial teórico é parte importantíssima do desenvolvimento do TCC. Por isso, muitos alunos chegam diariamente com dúvidas em nossas redes sociais. Hoje, falarei um pouco sobre alguns tópicos do referencial teórico que são de suma importância que você lembre, preste atenção e não perca nenhum detalhe.

Referencial Teórico TCC – Não se esqueça disso

Falarei rapidamente de pontos importantíssimos para um bom referencial teórico em seu TCC. Pegue o lápis e o papel e anote tudo que achar relevante, tenho certeza que vai ser muito útil para você.

O referencial teórico é o capítulo de um TCC, dissertação ou tese destinado à apresentação das teorias e dos estudos empíricos (pesquisas de campo) sobre o tema. (BORGES et al., 2021).

Introdução, desenvolvimento e conclusão

Todo referencial teórico precisa ter essas 3 etapas, muitos alunos perguntam qual a menor quantidade de texto permitida em um capítulo do referencial teórico. Seguindo essa estruturação, o mínimo seriam 4 parágrafos, 1 para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão. Penso que seja muito difícil fazer um bom desenvolvimento em apenas um parágrafo, por isso, utilizei 2 como base.

Embasamentos

Toda e qualquer afirmativa necessita de ser embasada! O que é embasar? Embasar nada mais é do que mostrar a fonte de dados, de onde você tirou essa afirmativa? A boa e velha citação! Fez uma afirmação, por mais simples que seja, é necessário embasar essa afirmação com uma citação.

Trazer conceitos de autores

O referencial teórico em si é o que tem de mais recente sobre o tema, então, é necessário que você traga conceitos de autores mais recentes que sejam renomados na área de atuação do seu referencial teórico. De 5 anos para cá, os autores são considerados novos, algumas instituições consideram até de 10 anos para cá.

LEIA TAMBÉM:  REFERENCIAL TEÓRICO - O que colocar?

Lembre-se também de trazer conceitos de autores antigos, sempre busque um equilíbrio, com autores mais modernos e recentes, mas também, com autores que fazem parte de uma literatura mais antiga.

3 tipos de capítulo

No referencial teórico, temos o capítulo conceitual, teórico e histórico. Saber a diferença entre eles é muito importante. No Monografis, nosso orientador digital, quando você vai criar um novo capítulo, é perguntado qual modelo vai ser utilizado.

Modelos de capítulos disponíveis no Monografis
Modelos de capítulos disponíveis no Monografis

Quer conhecer o Monografis? Clique no botão abaixo e saiba mais sobre a nossa ferramenta de orientação digital!

Clique e conheça o Monografis
Clique e conheça o Monografis

Por exemplo, no capítulo histórico, você falará como começou o evento histórico, em qual cenário, qual foi a evolução e assim por diante, seguindo toda uma ordem de coisas a serem feitas.

Capítulo histórico
Capítulo histórico

No capítulo conceitual, como o nome já diz, você trará conceitos, fazendo citações e argumentações sobre os mesmos.

Já no capítulo teórico, são os conceitos dos autores, já citados acima, que são muito utilizados no embasamento teórico do projeto.

Trazer o que há de recente

Todo referencial teórico tem que ter tudo de mais recente na literatura do tema que está sendo abordado. Por exemplo, você está falando sobre a Lei Maria da Penha, portanto, traga tudo que tem de mais recente sobre a Lei Maria da Penha e ponha já no primeiro parágrafo.

Lembre-se também de não se esquecer de trazer dados mais antigos para haver um comparativo sobre o tema.

Concluindo

Agora que você sabe pontos importantíssimos sobre o referencial teórico, vai correndo no seu TCC revisar o seu referencial e colocar em prática tudo que aprendeu aqui hoje não é mesmo?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Como pesquisar REFERENCIAL TEÓRICO e ainda ECONOMIZAR TEMPO!!!!!

Referências

BORGES, Renata Simões Guimarães e; DUARTE, Roberto Gonzalez; PEREIRA, Maria Cecília; MIURA, Irene Kazumi. Manual expresso para redação de TCC na área de gestão. [S. l.]: Paco e Littera, 12 jan. 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kLUTEAAAQBAJ. Acesso em: 21 jan. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange