Quantos Capítulos Colocar no TCC ?

Compartilhar:

Existem várias questões que podem preocupar um aluno na hora de escrever seu TCC. Será que a estrutura está dentro dos padrões? O conteúdo está coerente com o tema? O layout das páginas está de acordo com a norma ABNT? Quantos Capítulos Colocar no TCC?

Além dessas e outras, uma questão pode deixar alguém inseguro na hora de verificar o conteúdo de seu TCC. Nesse artigo vamos falar se existe uma quantidade mínima ou máxima de capítulos para compor uma monografia.

O mínimo que se espera encontrar em um TCC

É provável que você já tenha escrito toda sua tese e agora chegou o momento de verificar se tudo está certo. Algumas preocupações são normais, como estilo, padrões, normas, enfim, tudo que se espera normalmente na composição de uma boa monografia.

São momentos de muita tensão, preocupação com o tema, o quê escrever, e o que pesquisar e como pesquisar. (PINHEIRO, 2015)

Neste sentido, atente-se principalmente para a estrutura de seu TCC. Verifique pelos menos os itens referentes a estrutura básica de sua monografia.

  • Introdução – Destaque a questão que se relaciona com o tema;
  • Sustentação – Citações de autores que dão base a sua pesquisa;
  • Argumentação – Contraponha as referências que se relacionam com seu tema e objetivos;
  • Conclusão – Conclua demonstrando tudo que foi exposto no conteúdo de sua pesquisa.

Com pelo menos essa estrutura simples ficará fácil atingir uma quantidade mínima de parágrafos necessários em seu TCC. Naturalmente dois ou três parágrafos não serão suficientes para abranger todos esses itens minimamente necessários em seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  Será que meu ORIENTADOR está orientando BEM?

Quantos Capítulos Colocar no TCC ?

É bom entender que esse parâmetro pode variar de uma instituição para outra. Na verdade, não existe uma quantidade específica como padrão exigido. Desse modo, cada faculdade pode exigir uma quantidade mínima e máxima, mas certamente esse parâmetro será definido antes de você iniciar a escrita de sua monografia.

Por exemplo, em algumas instituições exigem que se entreguem no mínimo 35 e no máximo 45 páginas de conteúdo.

Assim se no decorrer de sua escrita, você perceber que que ao final, seu TCC terá menos que o exigido, poderá reavaliar alguns itens que podem constar em seu conteúdo. Talvez queira acrescentar mais algum ponto a sua metodologia de pesquisa por exemplo.

Para se ter como base, geralmente as instituições exigem de 30 a 60 páginas de conteúdo que deverão abranger a introdução até a conclusão.

O mais importante é manter uma média de página por capítulo. Será muito estranho e pode reduzir sua nota na coesão, quando um capítulo tem em média 2 folhas e outros com 4 folhas. A banca pode estranhar isso e pedir revisão.

Em qualquer caso, ao utilizar os recursos do Monografis na composição de seus capítulos, ficará mais fácil atingir o mínimo exigido.

Concluindo

Em resumo, são muitas as questões que podem te preocupar na hora da formulação de seu TCC. Contudo, conhecendo as regras básica de sua faculdade e seguindo de perto todas as etapas ao redigir seu TCC com os recursos do Monografis será bem mais simples.

Além dessas, poderá sempre contar com o suporte técnico do Monografis para te dar aquele apoio que você precisa e tirar todas suas dúvidas.

LEIA TAMBÉM:  Como Escrever um Capítulo TCC Perfeito

CONHEÇA O MONOGRAFIS

Referências

PINHEIRO, E. Descomplicando TCC: normas ABNT, tcc, dicas de formatação. [S.l.]: [s.n.], 2015. 27 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário