INTRODUÇÃO TCC – Quantas páginas deve ter?

Compartilhar:

Uma aluna me perguntou durante uma consultoria quantas páginas deve ter uma introdução do TCC. Diante desta dúvida, parei para dissecar um pouco sobre este assunto que é muito perguntado pelos alunos. Siga abaixo para entender melhor esta questão.

Quantas paginas deve ter a introdução de um TCC?

A resposta para esta pergunta é que não existe essa regra na NORMA ABNT. Isso mesmo, não existe regra para uma quantidade certa de páginas para os capítulos do seu TCC e isso não seria diferente na introdução.

O que pode existir é algum regimento interno da sua instituição. Outro ponto extremamente importante que pode ser um guia para você é a coesão. O que é a coesão professor? Nada mais é do que você manter um padrão de páginas para os blocos do seu TCC. Como assim?

Na Introdução, você vai apresentar seu tema de pesquisa, ou seja, o que você escolheu para estudar. Apresente um panorama geral do assunto até chegar ao recorte que você fez. (MASSI, 2018).

Vamos imaginar que 90% dos seus capítulos tem de 2 a 3 páginas e você faz um capítulo com 5 páginas, faltou coesão, ou seja, faltou harmonia e coerência entre a quantidade de paginas dos capítulos. Portanto, procure manter o equilíbrio, por exemplo, se a maioria dos capítulos tem 4 páginas, tente não passar muito disso e nem fazer menos também.

Voltando a introdução, o ideal é que sua introdução tenha de uma página e meia a duas páginas, creio que isso é o suficiente para fazer uma boa introdução. Porém, vai depender das exigências do seu orientador, da sua instituição e de uma série de outros fatores.

LEIA TAMBÉM:  Corrigindo a Introdução do TCC e Adaptando os Objetivos Específicos

Por isso que falamos que não existe uma resposta exata para isso, tudo depende muito de uma série de fatores que influenciam no tamanho da introdução.

Concluindo

A quantidade de paginas da introdução do TCC recomendada pode ser mais que 1 pagina e meia até 3. Para dissertação, esse tamanho pode ser maior. Lembre-se de manter a coerência e não fazer uma introdução do TCC com duas páginas sendo que sua Tese tem em média 4 paginas por capítulo.

Viu como a introdução é facilmente influenciada por uma série de fatores e isso faz com que você tenha que ter cuidado na hora de escrever a sua? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MASSI, Fernanda. Como escrever um TCC: guia prático. 1. ed. Araraquara – SP: Letraria, 10 dez. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=yyyRDwAAQBAJ. Acesso em: 23 out. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário