Quando usar SUBCAPÍTULOS no TCC

Compartilhar:

Está tendo dificuldade de saber quando é necessário abrir subcapítulos no TCC? Se está passando por isso não se preocupe, porque você não é o primeiro a ter essa dúvida.

Neste artigo, você vai entender o momento certo de abrir um subcapítulo no TCC.

Existe uma regra para saber quando abrir um subcapítulo no TCC?

Não existe uma regra que determina o momento de abrir um subcapítulo no seu TCC. Na verdade, você coloca um subcapítulo se achar necessário.

“Sendo assim, não existem regras fixas para sua determinação, – divide-se um texto em capítulos e subcapítulos quando o autor entender necessário, conforme perceba que o tema mereça destaque.” (OLIVEIRA, 2014, p. 111)

A partir de seus objetivos específicos ficará mais fácil encontrar ideias para construir seus capítulos.

Ao perceber que uma informação necessita ser categorizada, esse é o momento certo de abrir um subcapítulo. Vamos analisar um exemplo de capítulo que necessita ser categorizado.

Descubra quando usar Subcapítulos no seu TCC.

Algo de suma importância ao desenvolver o TCC é elaborá-lo de uma forma que o leitor consiga compreender o objetivo da pesquisa.

Mas caso, você transmita todas essas informações de uma só vez, pode acontecer que isso não aconteça. Então, a forma de tornar o assunto compreensível é a utilização dos capítulos, que são o corpo de seu trabalho.

Caso, o assunto tenha muito conteúdo, o capítulo pode ser dividido em subcapítulos.

Imagine que seu capítulo seja sobre Redes Elétricas Inteligentes. No capítulo principal, você explicaria que as redes elétricas inteligentes são classificadas em três tipos: a leve, a média e a pesada.

LEIA TAMBÉM:  Como Escrever cada parágrafo dos Capítulos do Referencial

Daí, seria feito um resumo descrevendo cada uma e seria explicado a importância das redes elétricas inteligentes no geral.

Depois disso, seria aberto um subcapítulo denominado Redes Elétricas Leves para que o assunto fosse detalhado. O mesmo seria feito com os outros tipos de redes elétricas.

Ficando mais ou menos assim:

  1. Redes Elétricas Inteligentes
    1. Rede Leve
    2. Rede Média
    3. Smart Grid Pesada

Muitos alunos acabam exagerando na quantidade de subcapítulos e isso ao invés de facilitar o entendimento pode até dificultar. Então, caso não tenha conteúdo para categorizar um assunto é melhor não abrir um subcapítulo.

Concluindo

Não existem regras sobre a abertura de subcapítulos. Na verdade, o pesquisador que vai decidir se um conteúdo necessita ser categorizado para ser melhor compreendido.

Mesmo com todas essas orientações, talvez você queira algo que facilite ainda mais o seu trabalho. Sabia que existe um método que orienta até mesmo uma pessoa totalmente leiga a desenvolver um TCC com qualidade e de forma bem rápida?

Esse Método é conhecido como TCC em blocos que consiste em um guia passo a passo que ensina como elaborar e estruturar seu trabalho.

E se você já está achando isso incrível, saiba que esse método é a base de um software que funciona como orientador 24 horas por dia, chamado Monografis Orientador de TCC.

Ele mostra ao pesquisador como escrever um TCC e fazer cada bloco parte por parte dentro das normas da ABNT.

Não perca mais tempo e conheça essas ferramentas que tem facilitado a vida de muitos alunos!

Referências

OLIVEIRA, J. D. S. D. Formação De Escritor. Jarnaúba: Clube de Autores (managed), 2014.

Compartilhar:

Deixe seu comentário