Como fazer um Quadro de análise crítica para os Resultados do TCC

Compartilhar:

No artigo de hoje, você verá como fazer um quadro de análise crítica para os resultados do seu TCC. É um assunto bem simples, apesar de muita gente ter dificuldade para entender, então, preste bastante atenção pra não perder nenhum detalhe.

Como fazer o quadro de análise crítica

Para começarmos, gosto de ir na aba exibir do Excel e desmarcar a opção de linhas de grade, retirando assim, as linhas do Excel para facilitar a nossa análise:

Retirando linhas de grade
Retirando linhas de grade

O primeiro passo para fazer o seu quadro é definir um tema como base, iremos utilizar a situação do Corona vírus como exemplo, mas pode ser o tema que desejar. Após escolhido o tema, começaremos a montar a tabela.

É a avaliação profunda e global de um produto, projeto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos, objetivando a identificação de problemas e a proposição de soluções. (FULGENCIO, 2007)

Separe duas colunas, uma com o nome de assunto e outra com o nome de questão da análise:

Tabela com tema, assunto e questões a serem levantadas
Tabela com tema, assunto e questões a serem levantadas

Feito isso, comece a levantar tópicos a serem analisados que tenham a ver com o assunto, por exemplo, no caso do Corona Vírus, utilizamos saúde, educação, trabalho, economia e segurança:

Tópicos levantados
Tópicos levantados

Com os tópicos levantados, agora, levante questões sobre esses tópicos. Por exemplo, no tópico de saúde, podemos levantar questões como: falta de acesso a tratamento, falta de medicamentos, exames de alto custo, etc.

No tópico de educação pode-se levantar questões como: falta de alternativa de continuidade, falta de transporte, falta de reforço financeiro, etc.

Seguindo essa lógica, você vai preenchendo todos os tópicos da tabela até ela ficar semelhante a essa:

Tabela completa
Tabela completa

E pronto, seu quadro de análise crítica está pronto. Agora é só analisar os dados e coloca-los no seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  Surpreendente como a Análise Bidimensional possibilita fazer gráficos com dados Qualitativos!

Vale lembrar que utilizei apenas alguns tópicos, porém, não existe um limite para tal, quando mais conseguir colocar, mais completo ficará o seu quadro de análise crítica.

Concluindo

Viu como é fácil fazer um quadro de análise crítica? Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, acesse o nosso canal no YouTube e assista os nosso vídeos, com certeza eles te ajudarão com as suas dúvidas.

Referencias

Compartilhar:

Deixe seu comentário