Como fazer um Quadro de análise crítica para os Resultados do TCC
No artigo de hoje, você verá como fazer um quadro de análise crítica para os resultados do seu TCC. É um assunto bem simples, apesar de muita gente ter dificuldade para entender, então, preste bastante atenção pra não perder nenhum detalhe.
Como fazer o quadro de análise crítica
Para começarmos, gosto de ir na aba exibir do Excel e desmarcar a opção de linhas de grade, retirando assim, as linhas do Excel para facilitar a nossa análise:
O primeiro passo para fazer o seu quadro é definir um tema como base, iremos utilizar a situação do Corona vírus como exemplo, mas pode ser o tema que desejar. Após escolhido o tema, começaremos a montar a tabela.
É a avaliação profunda e global de um produto, projeto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos, objetivando a identificação de problemas e a proposição de soluções. (FULGENCIO, 2007)
Separe duas colunas, uma com o nome de assunto e outra com o nome de questão da análise:
Feito isso, comece a levantar tópicos a serem analisados que tenham a ver com o assunto, por exemplo, no caso do Corona Vírus, utilizamos saúde, educação, trabalho, economia e segurança:
Com os tópicos levantados, agora, levante questões sobre esses tópicos. Por exemplo, no tópico de saúde, podemos levantar questões como: falta de acesso a tratamento, falta de medicamentos, exames de alto custo, etc.
No tópico de educação pode-se levantar questões como: falta de alternativa de continuidade, falta de transporte, falta de reforço financeiro, etc.
Seguindo essa lógica, você vai preenchendo todos os tópicos da tabela até ela ficar semelhante a essa:
E pronto, seu quadro de análise crítica está pronto. Agora é só analisar os dados e coloca-los no seu TCC.
Vale lembrar que utilizei apenas alguns tópicos, porém, não existe um limite para tal, quando mais conseguir colocar, mais completo ficará o seu quadro de análise crítica.
Concluindo
Viu como é fácil fazer um quadro de análise crítica? Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, acesse o nosso canal no YouTube e assista os nosso vídeos, com certeza eles te ajudarão com as suas dúvidas.