Com estes 4 requisitos você pode publicar seu Artigo Internacional em uma Revista
Como publicar seu artigo em uma revista internacional? Para conseguir esse feito, é necessário que o seu artigo siga alguns requisitos. Pensando nisso, o Guia da Monografia vai mostrar quais são os 04 principais para conseguir que o seu artigo seja publicado.
Novidade nas conclusões
Isso mesmo. Para publicar seu artigo em uma revista internacional, com amplo interesse mundial, ele precisa se destacar, ou seja, ele precisa de uma novidade. Além disso, essa novidade precisa contribuir de alguma forma para o avanço da ciência.
Mas, como é possível chegar em um resultado inovador para publicar seu artigo em uma revista internacional?
Vale lembrar que o bom resultado de um artigo, parte de um projeto bem-planejado, muito bem analisado, em outras palavras, esse projeto precisa ser muito bem desenvolvido. Com isso, é possível gerar resultados interessantes e despertar o interesse da comunidade cientifica. Por isso, lembre-se: tudo começa com um bom projeto — dê muita atenção a isso.
Um bom projeto é baseado em um problema robusto. Nele você precisaria identificar uma variável descritiva, correlação ou causalidade. Se o delineamento da pesquisa for bem feito, você já tem a aprovação garantida.
Metodologia robusta para publicar seu artigo em revista
Mostre para a comunidade cientifica que não existe um viés de análise de planejamento. Em outras palavras, sua metodologia não pode gerar dúvidas, nem para quem avalia seu trabalho, nem para o leitor.
Assim sendo, as pessoas vão ler o seu trabalho e verão que o embasamento para sua metodologia tem uma base empírica muito forte, ou seja, uma boa base cientifica, que faz com ela seja aceita pela comunidade.
O segredo da Metodologia é ser bem explicada para que outros pesquisadores possam reproduzi-la. Explique em detalhes para facilitar para outra pessoa refazer sua pesquisa. Com essa visão, sua metodologia terá nota 10.
E mesmo que seja algo inovador, não deixa questionamentos em nenhum quesito, seja ele de qualidade, planejamento ou analise.
Resultados evidentes
Um artigo que traz uma inovação, ou seja, conclusões inovadoras, além de ter uma metodologia robusta, traz resultados evidentes, ou seja, interessantes e assim, despertam o interesse internacional.
Às vezes esse resultado pode até ser inesperado. E são nesses momentos que seu artigo pode despertar a curiosidade da comunidade científica. Isso porque esse resultado pode ser considerado inusitado e inovador, algo além das expectativas, sendo considerado algo relevante para a comunidade científica.
No entanto, há resultados que nem sempre são inesperados, mas não foram evidenciados em artigos anteriores. Isso o torna igualmente interessante.
O mais importante nesses casos é lembrar que o artigo é produto de muito planejamento e desenvolvimento meticuloso. Tudo isso acaba trazendo resultados atraentes.
Esse espaço a ser pesquisado é chamado de lacuna do conhecimento ou gap de pesquisa.
Assim, é fundamental lembrar sempre no planejamento. Uma pesquisa bem planejada, com hipóteses interessantes, boas ideias, boas teorias, segue o caminho do interesse científico internacional.
Então essa é a melhor maneira. Isso porque, com um bom planejamento, não há dúvidas sobre a metodologia, se é válida ou não, se a análise foi feita corretamente ou não. Isso porque, tudo se encaixa e tudo foi muito bem estruturado e acaba sendo muito interessante para a ciência como um todo.
Apresentação impecável para publicar seu artigo em uma revista internacional.
A apresentação é basicamente a escrita do seu trabalho. E o texto acadêmico, apesar de mais científico e mais formal, não significa que tenha que ser escrito de forma difícil ou prolixa.
Pelo contrário, um texto científico com apresentação impecável é aquele que apresenta um texto simples. Para ser conciso e direto ao ponto é preciso seguir uma lógica argumentativa, ou seja, este é um texto que a maioria das pessoas conseguirá entender.
Mas, como posso saber se a minha apresentação é legível para qualquer público?
Uma maneira de saber se o seu texto é simples, é por solicitar, por exemplo, para um cientista de outra área que leia seu artigo. Se ele conseguir ler com facilidade, é um ótimo indicativo de que o seu texto está bem escrito.
Outra maneira de saber se o seu texto é simples e objetivo, é pedir que uma pessoa leiga no assunto leia seu texto. Se ela entender pelo menos o objetivo do seu trabalho, os resultados e as conclusões, é um excelente indicativo também.
Por isso é essencial saber que uma apresentação impecável deve ser simples, nesse caso menos é mais, especialmente em artigos em inglês. Isso porque se tratando da escrita em inglês, ela é sempre muito direta e objetiva e é dessa forma que precisamos desenvolver um artigo que seja interessante, independente dele ser publicado internacional ou nacionalmente.
Para facilitar a tradução do seu texto, aqui vai uma dica extra. Use a concordância verbal chamada VSP (verbo, sujeito e predicado). Em português o sujeito pode ser suprimido, porém, em inglês é obrigatório. Portanto, tente usar em ordem.
CERTO: O aluno participou da entrevista.
ERRADO: E ele da entrevista participou.
O texto errado não pode ser traduzido palavra por palavra porque não está na estrutura VSP.
Falando de escrita nacional, brasileira, mas ainda assim deve ser escrita de forma simples. Mas vale lembrar que isso não significa escrever informalmente. A escrita científica deve ser simples, mas deve continuar sendo escrita cientifica.
Em outras palavras, ela não precisa ser difícil, complexa. Ao contrário, ela pode ser concisa, direta e simples, para que o máximo de pessoas compreendam e gostem do texto.
Uma técnica de redação ótima é a técnica TSAC (Tópico Frasal, Sustentação, Argumentação e conclusão). Com esta técnica você poderá escrever parágrafos onde cada ponto está protegido.
Com esses quatro requisitos é possível publicar seu artigo em uma revista internacional, tendo um artigo internacional de qualidade. E para saber mais, veja outros artigos aqui no guia da monografia para ajudar seu artigo a ser de qualidade.