Por que publicar um artigo científico?

Compartilhar:

Hoje a nossa convidada, a professora Janaína Guidolini mostrará o motivo do porque precisarmos publicar um artigo científico. Portanto, se você quer seguir carreira acadêmica e publicar artigos científicos, este artigo é para você.

Aceitação e respeitabilidade na comunidade científica

Digamos que o principal motivo para a publicação de um artigo científico é conquistar a tão sonhada aceitação e o respeito da comunidade científica na qual está inserido e até mesmo nas comunidades científicas de outras áreas.

Os artigos científicos são pequenos estudos que tratam de questões científicas e comunicam idéias e informações de maneira clara e concisa. (SCHEIDEL, 2006).

Todo cientista sonha em ser referência para os outros, porém, isso não vem fácil. Para isso é preciso muito trabalho e um bom número de artigos publicados.

Caso queira saber mais sobre artigos científicos, clique no link a seguir e será redirecionado para um texto específico sobre artigo científico.

As principais referências da comunidade, são cientistas com anos de experiência e que publicaram muitos artigos antes de se tornarem exemplo e referência para alguém.

Caminho a ser trilhado pelo cientista

Mas qual caminho devo trilhar para chegar no nível dos mais experientes? Como é feito a publicação de um artigo, é simples assim? Vamos as principais etapas da criação e publicação de um artigo científico.

Pesquisa

Antes de tudo, o cientista deve desenvolver a pesquisa. Essa é, provavelmente, a etapa mais demorada de todas, dependendo do tipo de sua pesquisa. Pois, algumas pesquisas demandam tempo para obter resultados que comprovem a tese a ser provada pelo cientista.

LEIA TAMBÉM:  Posso usar artigos ANTIGOS para validar procedimentos?

Algumas pesquisas demoram anos para serem finalizadas pelos seus autores, outras, podem demorar apenas dias. Tudo vai depender de como a pesquisa vai ser levada e de qual tipo de pesquisa estamos falando.

Redação

Com a pesquisa pronta e os resultados em mãos, chegou a hora de passar tudo que foi estudado para o papel e construir toda a parte escrita do seu artigo. O segredo desta etapa é escrever com uma escrita científica, porém, que seja clara o suficiente para que até pessoas de outras áreas consigam entender o que está sendo proposto.

Muitos artigos são aprovados pelas revistas, mas não caem no gosto do leitor por utilizarem uma linguagem extremamente técnica, onde apenas pessoas daquela área específica vão conseguir saber do que se trata.

Para uma escrita boa, um parágrafo bem construído é essencial, conheça o nosso método TSAC para a construção e estruturação de um parágrafo perfeito.

Publicação

A tão sonhada publicação pode levar anos para ser alcançada. Temos como maior exemplo toda a luta dos cientistas para conseguirem desenvolver uma vacina para o novo Coronavírus. Para quem não sabe, todos os estudos feitos por esses cientistas que estão em busca da vacina, será publicado em uma revista como qualquer outro estudo feito.

Portanto, a publicação é a cereja do bolo, onde o seu trabalho de anos vai ser exposto a sociedade e publicado em uma revista científica da área.

Leitura

Nessa etapa que entra a importância do seu artigo passar uma mensagem clara. Mesmo que esteja em uma revista de uma área específica, muitas pessoas comuns que não entendem da linguagem mais técnica vão ler o artigo. Portanto, do que adianta ter um artigo publicado se ninguém vai conseguir entender?

LEIA TAMBÉM:  CUIDADO: Um detalhe importante para estudo muito específico!

Por isso, capriche na clareza de sua fala e torne o artigo o mais entendível possível. Muitos artigos são aprovados pelas revistas, mas não são aceitos pela sociedade por este motivo.

Aceitação

A meta da grande maioria dos cientistas é a tão sonhada aceitação dentro da sociedade. Como vimos nessas etapas, a etapa da aceitação é a última a ser alcançada, pois para chegar nela, é necessário repetir as etapas anteriores algumas vezes.

A não ser que você seja um gênio e descubra algo completamente inovador e que mude o rumo da sociedade, dificilmente você conseguirá a aceitação da comunidade científica sem antes escrever e publicar um bom número de artigos.

A caminhada é árdua, mas vale a pena cada gota de suor derramado, lembre-se que ser cientista não é somente trabalhar para si mesmo, mas sim, trabalhar para o bem da sociedade em geral.

Concluindo

A caminhada de um cientista é longa e trabalhosa, passando por diversas etapas até chegar à aceitação, tornando-se referência na comunidade científica em que pertence. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

SCHEIDEL, Maria Fani. Artigo Científico Percorrendo Caminhos Para Sua Elaboração. [S. l.]: Editora da ULBRA, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Z0Wtvt6Ad7cC. Acesso em: 17 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário