Veja o PORQUÊ seu Projeto TCC NÃO será APROVADO

Compartilhar:

Afinal, o que faz um projeto TCC ser reprovado? Nesse artigo, vamos conhecer os elementos que podem impedir o seu sucesso no TCC e que por isso merecem atenção especial.

O seu TCC deve ser integralmente bem escrito, porém fique atento aos seguintes tópicos: justificativa, problema e objetivo geral. Nesse artigo, vamos conhecer dicas para construir com tranquilidade e qualidade esses elementos para ser aprovado pelo seu orientador.

Os elementos que mais reprovam são: a justificativa, o problema e o objetivo geral

Inscreva-se de graça no maior canal de TCC do Brasil Clique aqui

Pilares de um bom Projeto TCC

Para que seu projeto TCC seja aprovado pelo seu orientador, todos os elementos precisam estar bem redigidos e fundamentados. Entretanto, você não pode esquecer que eles estão interligados e que um depende do outro para o sucesso do trabalho.

Apesar da sua complexidade, a elaboração do problema, é de extrema importância para o projeto, pois a partir dele, se desenvolve toda a pesquisa. Ele será o foco de todo o TCC e como consequência, levará o autor a apresentar uma solução ou resposta à situação apresentada (TEIXEIRA, KAMP, OLIVEIRA, 2013).

Caso você não tenha como sustentar o seu problema, por exemplo, não terá como consolidar o seu trabalho. Um projeto TCC sem bases sólidas não tem como ir para frente, é por esse motivo que muitos orientadores poderão reprovar seu projeto.

Ao desenvolver um bom problema, conforme explicado acima, sua justificativa faz sentido e você pode estabelecer seus objetivos gerais. Então não erre no mesmo lugar que a maioria dos estudantes erra e alicerce muito bem o seu projeto TCC.

Projeto TCC na prática – Elementos que mais reprovam

Após conhecer os pilares do projeto TCC, podemos afirmar que é importante evitar perder tempo com elementos que não serão considerados nesse momento. Para não restar nenhuma dúvida na construção dos elementos que já citamos, vamos observar como isso acontece na prática.

Um estudante de jornalismo deseja falar sobre torcidas organizadas e pretende discutir a violência, por exemplo, em seu TCC. Seu problema pode ser: como a mídia pode ajudar a apaziguar esses grupos e mudar esse cenário conflituoso.

O problema seria a violência nos estádios que podem deixar feridos ou mortos. A pesquisa iria basear-se em resolver essa questão, sobretudo pelo olhar da mídia que tem o poder de influenciar pessoas.

Com essa ideia em mãos, pesquise muito sobre o problema e pense em formas de resolver essa questão. A partir do momento em que você tem o que resolver, poderá construir um bom objetivo geral.

Onde você quer chegar com essa pesquisa, ou quais são seus objetivos para esse tema?

Ao fechar isso, você estará apto a escrever os objetivos gerais bem estruturados.

Recapitulando

Vimos neste artigo que, elementos que mais reprovam são, objetivos gerais, problema e justificativa. E que todos esses elementos são igualmente importantes e devem estar bem estruturados e relacionados entre si. Já a introdução pode ser pensada depois.

Caso seus elementos não estejam bem estruturados, revise novamente seu problema e deixe ele bem completo. Pronto, seu projeto TCC será aprovado pelo seu orientador e a poucos passos da sua nota 10.

Compartilhar: