Como Fazer Problematização do tema do TCC de Pós-Doutorado

Compartilhar:

Às vezes pode parecer difícil destacar os objetivos principais de seu TCC. Em alguns casos de TCC de Pós Doutorado pode ser que você encontre dificuldades para explicitar o problema que é a base de sua pesquisa.

O que fazer neste caso? Será que existe alguma forma que possa te ajudar a organizar seu TCC a ponto de tornar claro seus objetivos?

Defina o problema principal

Se você está fazendo TCC de Pós Doutorado saiba que um dos primeiros fatores a ser analisado pela comissão será o problema que deu origem a pesquisa. Aliás, é por isso que existe a pesquisa!

Se este item principal não estiver claro será complicado ser bem-sucedido ao submeter sua pesquisa a análise de uma comissão para seu pós-doutorado.

A situação problemática pode conter diversos componentes, que não precisam ser abordados. Por isso, é preciso delimitar o problema para que o seu TCC siga uma linha de pesquisa que faça sentido para o leitor.

O objetivo geral define, de maneira global, os resultados que se deseja alcançar. É decorrência direta do problema e das hipóteses formuladas. Indica o que investigar. (VIANA FURTADO e DUARTE, 2017)

Se não for possível entender a problemática de sua pesquisa nada mais será avaliado, já que a base de tudo se encontra neste item.

Assim, logo na introdução do trabalho, apresente qual é o principal problema da pesquisa e depois enumere os pequenos problemas que você deseja incluir no estudo.

Após isso, contextualize o problema, ou seja, trace um histórico sobre o objeto de estudo e como ele está na atualidade.

Problematização do tema do TCC de Pós-Doutorado

Suponha que sua tese seja sobre “o conflito do uso da água”, daí você pretenda apresentar como parte da solução “a integração de políticas públicas setoriais”.

LEIA TAMBÉM:  Qual a Importância dos Objetivos Específicos no TCC, eles são Capítulos?

Para contextualizar esse problema talvez você mencione como estes últimos afetam os recursos hídricos.

Inicie sua pesquisa destacando os pontos que melhor esclareçam seu problema seguindo os seguintes passos.

  1. Defina o problema – “o conflito no uso da água”;
  2. Contextualize o problema – como o problema tem afetado as comunidades;
  3. Enumere os demais problemas decorrentes desse
  4. Apresente uma visão geral da solução a ser implementada

O problema poderia ser feito em um parágrafo com duas frases, sempre escrevendo na terceira pessoa. Seria destacado a fragmentação das políticas públicas e o impacto disso na acentuação nos conflitos do uso da água.

Concluindo

Fique atento que, fazer a problematização do tema é um dos passos mais importantes para o desenvolvimento do seu TCC, porque é através dele que o pesquisador saberá qual caminho deve seguir.

Logo no início, deixe bem claro a problemática sintetizada e deixe para contextualizar o problema nos próximos parágrafos. E siga o passo a passo para construção de seu TCC com os recursos disponíveis no Monografis.

Referências

VIANA FURTADO, M. ; DUARTE, S. V. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. São Paulo: Saraiva, 2017.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário