Como levantar o Problema de Pesquisa brincando?

Compartilhar:

Hoje veremos como levantar o problema de pesquisa do seu TCC em menos de 3 minutos! Isso mesmo, preste bastante atenção para conseguir levantar o seu problema de pesquisa da melhor maneira possível.

Inscreva-se para a SEMANA DO PROJETO DE PESQUISA

TCC EM BLOCOS

Tenha já acesso aos Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Como uma brincadeira de criança me ajudou

Quando era pequeno, um amigo e eu juntos brincávamos de resolver problemas da cidade. Como assim? Um estipulava um problema para o outro que tentava resolver esse problema, como se fossemos prefeitos da cidade.

Por meio da ciência e das historias de pessoas reais que encararam problemas de verdade, você verá que quaisquer que possam ser os seus problemas no trabalho, em casa, na vida, você pode resolve-lo se estiver disposto a olhar para a solução, em vez de encarar o problema.(NIVEN, 2016)

E essa brincadeira girava em torno de duas coisas básicas, levantamento de causas e levantamento de consequências. Isso era parte essencial das nossas brincadeiras.

O nome dessa técnica é relação causal, veja mais aqui.

Sempre que levantávamos um problema tentávamos buscar a causa e a consequência dele.

Como utilizar a causa e a consequência

Então, por exemplo, se você vai falar sobre evasão escolar, isso é causa ou consequência? Nesse caso, consequência, pois a evasão escolar é uma consequência de alguma coisa.

Através dessa consequência você vai levantar causas, o que poderia ser uma causa da evasão escolar? O trabalho, por exemplo, alunos que trabalham tendem a ter mais possibilidade de se evadir das escolas.

LEIA TAMBÉM:  MINICURSO PROJETO TCC - SIMULADOR DE PROJETO LIBERADO!

O valor do curso também poderia ser uma causa da evasão escolar e por aí em diante.

Portanto, como ficaria isso em seu TCC? Veja na imagem abaixo:

Estrutura de criação da problemática
Estrutura de criação da problemática

Então você colocaria, “De que forma + causa + auxilia/prejudica + consequência.”

E é isso! Sua problemática está pronta. Bem simples, não é?

Concluindo

Portanto, seguindo os passos acima, conseguirá criar uma problemática de forma rápida e eficiente para o seu TCC. Caso tenhas alguma duvida, entre no nosso canal no YouTube, com certeza lá terão vídeos que poderão ser úteis para você.

Referencias

NIVEN, David. Click: Como resolver problemas insuperáveis. 1. ed. [S. l.]: Gutenberg, 5 abr. 2016.

Compartilhar:

Deixe seu comentário