Posso repetir o autor no referencial teórico do TCC?

Compartilhar:

Professor, posso citar o mesmo autor mais de uma vez no decorrer do meu TCC? Veja só o caso do aluno que em seu TCC não fez o equilíbrio entre autores. Entenda como a balança de equilíbrio dos autores pode te ajudar a ter uma visão melhor sobre seu trabalho acadêmico.

Posso citar o mesmo autor mais de uma vez no TCC?

Sobre essa questão, geralmente a pesquisa têm alguns autores principais que podem aparecer constantemente durante o seu decorrer, porém procure sempre trazer outros pontos de vista para o seu embasamento.

É sempre importante termos pontos de vista diferentes para o trabalho ficar o mais completo possível, imagine que o seu referencial teórico é uma balança, alguns autores tem uma opinião e outros autores tem outra opinião, portanto, busque sempre deixar essa balança equilibrada.

O referencial teórico é a parte de fundamentação do projeto. Ele é apresentado na forma de uma redação dissertativa, com argumentos e citações que dão uma ideia clara de onde você está partindo, ou seja, de qual é o ponto de vista teórico adotado para a execução de seu trabalho. (JUNIOR, 2012)

Busque opiniões divergentes que podem gerar uma discussão interessante para seu TCC.

Já vi um caso de um aluno que fez um trabalho sobre o sistema operacional Linux, no desenvolver do seu trabalho, ele pôs muitos autores que são a favor do Linux e praticamente nenhum que é contra. Nós chamamos isso de TCC tendencioso, isso porque a pesquisa deve ter a chamada de neutralidade axiológica.

Equilíbrio de autores no TCC
Fonte: Guia da Monografia(2020)

Isso pode ser muito prejudicial na sua avaliação, com a banca podendo até solicitar que você refaça o seu trabalho.

LEIA TAMBÉM:  Qual o Objetivo Principal do TCC Bibliográfico?

Lembrando que não existe uma regra específica de limite de vezes que é permitido usar o mesmo autor, porém, evite muitas repetições e busque contrapontos sobre.

Concluindo

Esse foi o artigo de hoje! Gostou? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal do YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

JUNIOR, Celso Ferrarezi. Guia do trabalho científico: do Projeto à Redação Final. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Contexto, 9 fev. 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3cNnAwAAQBAJ. Acesso em: 5 maio 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário