Posso citar apenas um autor?

Compartilhar:

Uma das preocupações mais comuns entre os estudantes é ter seu TCC bem embasado. Em muitos casos, passam horas e horas revisando todo o conteúdo para ver se está tudo bem amarrado, e uma das dúvidas que sempre me perguntam é como citar apenas um autor em todo meu trabalho?

Mas talvez fique tão envolvido em montar a estrutura que nem se dê conta de buscar fontes de autores diferentes. Neste caso, será que citar apenas um autor é suficiente?

INSCREVA-SE NA SEMANA DO TCC

Sempre inclua a citação de autores em seu TCC, saber como citar apenas um autor em todo trabalho é muito importante

Como pesquisador, um bom estudante deve estar atento para dar uma boa sustentação ao seu conteúdo. Além de fornecer detalhes da metodologia empregada, precisa basear suas conclusões em fontes reconhecidamente destacadas. Para tanto, poderá fazer bom uso das citações de autores cujos trabalhos estejam referenciados em sua pesquisa.

Fazer referência a um autor no texto significa apresentar suas ideias segundo a interpretação do pesquisador. Mas é necessário e imprescindível que se faça sempre referência ao autor lido quando se usar suas ideias no texto. (CAMPOS e REIS, 2010)

Fica claro que a citação de autores é um dos fatores preponderantes ao se construir o conteúdo de uma monografia, dissertação ou tese. Além de dar peso as argumentações apresentadas, ajuda a elucidar todo um conteúdo que estiver sendo tratado na pesquisa.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer CITAÇÃO DIRETA Quando não tem Página ABNT

Contudo, quando se está envolvido na construção da estrutura de um TCC, podemos perder a noção do que citar. Neste caso, será que citar apenas um autor será suficiente para fundamentar seu trabalho?

É permitido citar apenas um autor no capítulo do TCC?

Uma breve experiência pode dar uma ideia sobre o que fazer neste caso.

Certa vez, estava envolvido em concluir meu TCC e fiquei tão envolvido que utilizei apenas um autor nas citações. Como o capítulo tratava de assuntos de leis, acabei não atentando para incluir outros autores.

Infelizmente por conta disso acabei sendo penalizado, pois segundo um membro da banca, meu TCC não estava devidamente sustentado. Embora meu TCC estivesse muito bom, perdi muitos pontos e fiquei com nota 8,5. Tudo por causa de um capítulo que não estava devidamente sustentado por falta de citações de mais de um autor.

Essa minha experiência serviu então de lição. Uma banca sempre procurará uma sustentação baseada na citação de mais de um autor.

Concluindo

Sem dúvida, é preciso estar atento para que o conteúdo dos capítulos de uma monografia ou TCC esteja bem fundamentado. Para isso, não podemos esquecer de embasar suas citações em mais de um autor. Veja também como identificar sites confiáveis para citar no TCC.

Referências

TOZONI-REIS, M. F. D. C. Metodologia de Pesquisa. 2ª. ed. Curitiba: IESDE BRASIL SA, 2009.

Compartilhar:

Deixe seu comentário