Por que precisamos CITAR autores no TCC?

Compartilhar:

Veja neste artigo o porquê de precisarmos citar os autores nos trabalhos, veremos também a diferença entre as bases literárias e empíricas, concluindo com mais outras dicas sobre resultados e a conclusão do seu TCC.

Por que precisamos citar autores no TCC?

Precisamos citar os autores, pois de modo grosseiro, não criamos nada do zero, os pesquisadores fazem a pesquisa de forma crescente com base em material literário já publicado anteriormente levantando novas perguntas e traçando novos caminhos. Por isso você deve citar quem estudou aquele tema antes de você

Segundo a ABNT NBR 14724 (2011), citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte, ou seja, é quando se utiliza conceitos descritos e já definidos por outro autor em sua obra. (DIONYSIO, 2013).

Por isso as citações, não se faz nada do zero nos dias de hoje, tudo surge de uma ideia já existente.

O porque de citarmos autores no TCC.
O porque de citarmos autores no TCC.

Até mesmo uma descoberta nos dias de hoje terá uma base por trás, por exemplo, a pessoa que criou o QR Code, utilizou como base o código de barras. Isso não tira o fato do QR Code ser algo novo, porém, não foi tirado do zero, o seu criador teve uma ideia já colapsada para se basear.

Bases Literária e Empírica no TCC

A ciência tem dois pontos cruciais, que são a base literária e a base empírica. Dificilmente se faz ciência hoje, sem utilizar uma dessas bases. Mas o que é cada uma delas?

  • Base literária – Coleta de dados literários através de fichamentos, nada mais do que pegar e realizar um fichamento de trechos importantes que você achar.
  • Base empírica – Dados concretos baseados na experiência e na observação, metódicas ou não.
LEIA TAMBÉM:  Como Citar Livros Traduzidos

Por isso que hoje em dia é praticamente impossível criar algo novo, tudo tem uma base, seja ela empírica ou literária.

Resultados e Conclusão no TCC

Os resultados serão nada mais do que a união da soma dos seus resultados com a literatura que você estudou, bem simples.

Já a sua conclusão, será a soma dos seus resultados unificada com a revisão bibliográfica e tudo que foi achado de incomum durante a sua pesquisa.

Concluindo

Viu o porque de nós citarmos autores nos trabalhos? É algo muito importante, juntamente com as bases empíricas e literárias das pesquisas. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

DIONYSIO, Rosana Cristina Colombo. Desvendando Os Segredos Do Tcc. 1. ed. Taquaritinga – SP: Clube de Autores, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=v-l7DwAAQBAJ. Acesso em: 31 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário