Por que precisamos CITAR autores no TCC?

Compartilhar:

Veja neste artigo o porquê de precisarmos citar os autores nos trabalhos, veremos também a diferença entre as bases literárias e empíricas, concluindo com mais outras dicas sobre resultados e a conclusão do seu TCC.

Por que precisamos citar autores no TCC?

Precisamos citar os autores, pois de modo grosseiro, não criamos nada do zero, os pesquisadores fazem a pesquisa de forma crescente com base em material literário já publicado anteriormente levantando novas perguntas e traçando novos caminhos. Por isso você deve citar quem estudou aquele tema antes de você

Segundo a ABNT NBR 14724 (2011), citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte, ou seja, é quando se utiliza conceitos descritos e já definidos por outro autor em sua obra. (DIONYSIO, 2013).

Por isso as citações, não se faz nada do zero nos dias de hoje, tudo surge de uma ideia já existente.

Por que citar autores?
Por que citar autores?

Até mesmo uma descoberta nos dias de hoje terá uma base por trás, por exemplo, a pessoa que criou o QR Code, utilizou como base o código de barras. Isso não tira o fato do QR Code ser algo novo, porém, não foi tirado do zero, o seu criador teve uma ideia já colapsada para se basear.

Bases Literária e Empírica no TCC

A ciência tem dois pontos cruciais, que são a base literária e a base empírica. Dificilmente se faz ciência hoje, sem utilizar uma dessas bases. Mas o que é cada uma delas?

  • Base literária – Coleta de dados literários através de fichamentos, nada mais do que pegar e realizar um fichamento de trechos importantes que você achar.
  • Base empírica – Dados concretos baseados na experiência e na observação, metódicas ou não.
LEIA TAMBÉM:  Citação uma Abaixo da Outra pode?

Por isso que hoje em dia é praticamente impossível criar algo novo, tudo tem uma base, seja ela empírica ou literária.

Resultados e Conclusão no TCC

Os resultados serão nada mais do que a união da soma dos seus resultados com a literatura que você estudou, bem simples.

Já a sua conclusão, será a soma dos seus resultados unificada com a revisão bibliográfica e tudo que foi achado de incomum durante a sua pesquisa.

Concluindo

Viu o porque de nós citarmos autores nos trabalhos? É algo muito importante, juntamente com as bases empíricas e literárias das pesquisas. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

DIONYSIO, Rosana Cristina Colombo. Desvendando Os Segredos Do Tcc. 1. ed. Taquaritinga – SP: Clube de Autores, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=v-l7DwAAQBAJ. Acesso em: 31 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário